Levantamento feito de 11 a 13 de julho mostra que 38,8% declaram não acreditar na capacidade do governo de negociar tarifaço de Trump
Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta 3ª feira (15.jul.2025) mostra que 47,9% dos brasileiros dizem acreditar que o governo brasileiro será capaz de negociar e chegar a um acordo com os EUA para reduzir as tarifas anunciadas pelo governo de Donald Trump (republicano) sobre os produtos brasileiros.
Outros 38,8% são mais pessimistas e declaram não acreditar na capacidade do governo federal de fazer essa articulação. Há ainda 13,3% que não souberam responder.
A pesquisa foi realizada por AtlasIntel/Bloomberg de 11 a 13 de julho de 2025. Ouviu 2.841 pessoas on-line nos 26 Estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
O presidente dos EUA anunciou em 9 de julho de 2025 uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados aos EUA. Justificou a tarifa pelo tratamento que o governo brasileiro deu ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL) e pela relação comercial entre os 2 países –que considera discrepante.
Como o Poder360 mostrou, a medida tem um impacto de potencial bilionário. Só em 2024, o Brasil exportou US$ 40,4 bilhões para os EUA, o que representou 12% do total exportado.
RETALIAÇÃO AOS EUA
Somam 51,2% os brasileiros que declaram que o governo federal deveria retaliar os EUA diante da decisão de Trump de taxar os produtos do Brasil. Na outra ponta, 40,9% dizem que o Brasil não deveria retaliar.
Em relação a abril de 2025, quando o governo Trump havia anunciado o 1º tarifaço e o Brasil teria apenas uma taxa extra de 10%, o cenário se inverteu. À época, 48,5% dos entrevistados eram contra alguma retaliação e 41,7%, a favor.
Questionados sobre a maneira como o governo deveria retaliar os norte-americanos, a principal alternativa escolhida pelos entrevistados foi “aumentar as tarifas sobre os produtos norte-americanos” (51,2%). Em seguida, os entrevistados pensam que o governo federal deve “reforçar relações diplomáticas e comerciais com rivais dos EUA, como a China” (28,6%).
IMPACTO DAS TARIFAS
O levantamento também questionou os entrevistados sobre como avaliam o impacto econômico das tarifas de Trump na economia brasileira:
muito alto impacto – 14,9%;
alto impacto – 48,6%;
baixo impacto – 30,8%;
nenhum impacto – 2,4%;
não sabem – 3,2%.
INFLAÇÃO ⬆️
A maioria da população (70%) avalia que a inflação deve aumentar no país como impacto da política de aumento de tarifas do governo Trump. Só 6% acreditam que a inflação deve diminuir. Outros 18% dizem que não terá qualquer impacto.
AGREGADOR DE PESQUISAS
O Poder360 oferece aos seus leitores o Agregador de Pesquisas mais antigo e mais completo da internet no Brasil. Reúne milhares de levantamentos de intenção de voto de todas as empresas desde o ano 2000. Em anos eleitorais, só são publicados os estudos que têm registro na Justiça Eleitoral e metodologia completa conhecida. Tem alguma pesquisa para divulgar? Mande a íntegra por e-mail para o Poder360: [email protected].
Para ter acesso ao Agregador de Pesquisas, clique aqui e busque os dados que desejar para as disputas de 2024 ou de todos os anos anteriores. Essa ferramenta oferece acesso apenas aos assinantes do Poder Monitor, a mais completa ferramenta de acompanhamento dos Três Poderes e tudo o que é relacionado ao poder. Para assinar o Poder Monitor, clique aqui.