Rita Serrano deve deixar a chefia do banco; episódio em que o presidente da Câmara apareceu retratado em lata de lixo aumentou pressão para trocas na CEF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com a presidente da Caixa Econômica, Rita Serrano, na 4ª feira (25.out.2023), no Palácio do Planalto, às 12h. O encontro foi marcado com o aumento de pressão do Centrão pela troca no comando do banco.
Como o Poder360 mostrou, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ficou irritado por ter sido retratado dentro de uma lata de lixo em obra exposta na Caixa Cultural, em Brasília. O episódio acelerou as conversas do presidente com aliados para decidir pela troca na presidência do banco. A expectativa é a de que Lula converse com Serrano sobre sua saída do cargo. Uma decisão, porém, pode não ser tomada na 4ª feira.
Poder360 – 23.out.2023
Arthur Lira, Damares Alves e Paulo Guedes aparecem dentro de uma lata de lixo em uma imagem de mostra cultural da Caixa Econômica Federal, em Brasília
O local que abriga a exposição “O grito!”, da artista Marília Scarabello, é administrado pelo banco, que suspendeu o evento na 2ª feira (23.out.2023).
Veja fotos da exposição:
Trabalho da artista Marília Scarabello faz parte da exposição “O grito!”, na Caixa Cultural, em Brasília
Obra de Marília Scarabello consiste de uma colagem de inúmeras imagens, em pequenos quadradinhos
Obra de Marília Scarabello consiste de uma colagem de inúmeras imagens, em pequenos quadradinhos
Um desses quadradinho tem Arthur Lira, Damares e Guedes dentro de uma lata de lixo. Outro, mostra o que parece ser o ex-presidente Jair Bolsonaro, agachado, sem calças e defecando sobre a Bandeira do Brasil
Obra de Marília Scarabello consiste de uma colagem de inúmeras imagens, em pequenos quadradinhos
Trabalho da artista Marília Scarabello faz parte da exposição “O grito!”, na Caixa Cultural, em Brasília
Parte da exposição “O grito!”, na Caixa Cultural, em Brasília
Depois da publicação desta reportagem, a Caixa Econômica informou que suspendeu a exposição
Parte da exposição “O grito!”, na Caixa Cultural, em Brasília
NEGOCIAÇÃO COM CENTRÃO
Lula negocia com Lira a presidência da Caixa e suas principais diretorias. O comando do banco foi oferecido pelo Planalto para o Centrão quando esse grupo político ingressou no governo em troca de cargos na Esplanada. As negociações começaram em julho.
O presidente da Câmara foi o chefe político do Centrão que deu o aval principal para as mudanças nos ministérios de Lula, que oficializaram a entrada do PP e do Republicanos na base de apoio do governo, em 6 de setembro.
Lira entregou a Lula em 28 de setembro o nome de Carlos Antônio Fernandes Vieira como possível indicado para presidir a Caixa no lugar de Serrano.
Segundo o Poder360 apurou, Lula havia retomado a análise sobre a troca no banco depois de ter congelado a possibilidade por causa de uma declaração de Lira ao jornal Folha de S.Paulo. Na ocasião, o deputado disse em entrevista que as indicações políticas para os cargos no banco público passariam pelo seu crivo e afirmou que a ideia era contemplar não só o PP, seu partido, mas também outros de seu grupo político, como União Brasil, Republicanos e parte do PL.
Lula não gostou da pressão pública feita pelo deputado e havia decidido deixar a troca para 2024, mas foi aconselhado a retomar as negociações para evitar que a pauta da Câmara fosse travada. O governo tem interesse na aprovação de projetos que possam garantir receitas aos cofres públicos nos próximos anos, como o projeto de taxação de offshores e fundos de investimentos exclusivos. O texto estava na pauta do plenário da Câmara desta 3ª feira (24.out.2023), mas foi adiado para 4ª feira.
Fonte: https://www.poder360.com.br/governo/apos-desgaste-com-lira-lula-se-reune-com-presidente-da-caixa/