São Paulo já registrou 3 ocorrências de falta de luz nos últimos 4 dias; causas serão apuradas
Moradores de diversos bairros da região central de São Paulo relataram, nas redes sociais, problemas de falta de energia nesta 2ª feira (18.mar.2024). Há reclamações de falta de energia em bairros como Higienópolis, Consolação, Santa Cecília, Bela Vista e Vila Buarque.
O problema atingiu, inclusive, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, localizada na Vila Buarque. Em nota, a instituição informou que ficou sem energia elétrica e precisou remarcar procedimentos. “Os atendimentos ambulatoriais e exames precisaram ser adiados e serão remarcados posteriormente. O hospital está sendo alimentado por geradores nas áreas de internação e emergências”.
Segundo a Enel, concessionária responsável pela energia na cidade, a interrupção no fornecimento de energia foi provocada por uma ocorrência na rede subterrânea que atende a região de Higienópolis.
“Equipes da distribuidora estão trabalhando para identificar a causa e realizar reparos. A Enel acrescenta que está mobilizando geradores para abastecer um hospital e outros clientes prioritários da região”, disse a Enel em nota.
Essa foi a 3ª ocorrência de falta de luz em São Paulo nos últimos 4 dias, período em que a cidade vem enfrentando uma onda de forte calor.
Na última 6ª feira (15.mar), o Aeroporto de Congonhas, na zona sul paulistana, ficou sem energia e precisou suspender as operações de pouso e de decolagem por mais de uma hora.
A Enel informou, na ocasião, que uma ocorrência na rede elétrica que abastece o aeroporto causou a interrupção no fornecimento de energia no terminal.
A concessionária acrescentou que fez manobras na rede e atuou para restabelecer o serviço. Conforme a Enel, as causas do ocorrido ainda serão apuradas.
No sábado (17.mar), comerciantes da Rua 25 de Março reclamaram de um apagão na região central.
O mais grave blecaute na cidade de São Paulo foi registrado em 3 de novembro de 2023, quando 2,1 milhões de clientes da Enel ficaram sem energia elétrica na região metropolitana de São Paulo. Houve casos em que residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem luz por dias.
Por causa disso, em fevereiro deste ano, a Enel foi multada em R$ 165,8 milhões pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Segundo o auto de infração, a concessionária não prestou serviços de forma adequada. A companhia só acionou significativamente as equipes de manutenção – próprias e terceirizadas– em 6 de novembro, 3 dias depois de um temporal que derrubou árvores e comprometeu o abastecimento de energia em diversas áreas da capital paulista e dos arredores.
Com informações da Agência Brasil.