Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoraram nesta 5ª feira (11.set.2025) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.
Quatro ministros votaram pela condenação: Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Apenas Luiz Fux votou pela absolvição de 6 dos 8 réus, condenando somente Mauro Cid e Walter Braga Netto.
José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, declarou: “QUE NINGUÉM ESQUEÇA, PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA! A condenação de Jair Bolsonaro e de seu clã, reconhecidos pelo STF como uma organização criminosa, entrará para a história como um marco na defesa da democracia no Brasil e um exemplo para o mundo.”
Em outro post, o líder do governo também elogiou a ministra Cármen Lúcia: “Um voto lúcido! Com seu voto, a Ministra Cármen Lúcia forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e atentado ao Estado Democrático de Direito, entre outros crimes.”
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) publicou “grande dia”, referência a um tuíte escrito por Bolsonaro em 2019. O então presidente escreveu a mesma expressão depois de o ex-deputado federal Jean Wyllys (Psol-SP) anunciar que deixaria o país. Posteriormente, afirmou que a fala não era relacionada ao caso.
Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, escreveu: “O STF acaba de formar maioria para condenar o ex-presidente e integrantes de sua cúpula golpista. Generais, ex-ministros e aliados serão responsabilizados pela tentativa de destruir a democracia brasileira. Essa decisão é um marco na nossa história e reafirma que ninguém está acima da lei.”
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, afirmou: “A condenação de Bolsonaro e demais réus por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito é o amadurecimento da nossa República. Hoje enterramos a ditadura de novo. Pela primeira vez na nossa história punimos quem tentou dar um golpe de estado. Democracia sempre. Ditadura nunca mais.”
Guilherme Boulos (Psol-Sp) também publicou “grande dia”. Fez uma série de postagens. Em uma delas, listou: “700 Mil Mortos / Tentativa de Assassinato / Golpe de Estado / Bolsonaro Condenado”. Depois ironizou: “E pensar que tinha gente achando mesmo que chorar no colo do Trump evitaria a condenação. kkkkkk”; E daí? Eu não sou carcereiro”. Em outra, escreveu “Vem aí o maior #sextou dos últimos tempos”.
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) escreveu: “🚨 BOLSONARO CONDENADO: É TETRA! O ministro Cristiano Zanin acaba de votar pela CONDENAÇÃO de Bolsonaro e seus aliados golpistas. Com isso, forma-se o placar de 4 a 1 pela condenação, o que impede que os criminosos recorram ao julgamento no Plenário do STF.” Em outro post, escreveu “BOLSONARO, A PAPUDA TE ESPERA!”
Ivan Valente (Psol-SP), deputado federal, declarou: “27 ANOS DE CADEIA! O STF determinou a pena de 27 anos de reclusão para Jair Bolsonaro! Os crimes cometidos pelo FACÍNORA são GRAVÍSSIMOS, como ser o líder da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA que atentou contra o estado democrático de direito! Hoje, a democracia dá um exemplo enorme de PUJANÇA!
Leia outras manifestações:
Rogério Correia, deputado federal (PT-MG):
Reginaldo Lopes, deputado federal (PT-MG)
Maria do Rosário, deputada federal (PT-RS)
Marcelo Freixo, presidente da Embratur:
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-justica/aliados-de-lula-comemoram-condenacao-de-bolsonaro/