Houve alta de 6% ante 2023 e a situação foi pior nas grandes regiões metropolitanas; apesar de mais notificações, as ocorrências ficaram estáveis
Os alertas de desastres naturais no Brasil bateram recorde em 2024. Foram 3.620 de janeiro a dezembro, alta de 5,7% ante o ano anterior, quando haviam sido 3.425. Os dados são do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
As notificações se concentraram nas principais regiões metropolitanas do país, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador.
Dos alertas emitidos no ano passado, 47% foram de risco geológico, relacionados sobretudo a processos geodinâmicos, como deslizamentos pontuais. Os demais 53% foram associados a riscos hidrológicos, como enxurradas e transbordamentos de rios e córregos.
Os municípios que mais receberam alertas foram:
Manaus: 50;
Belo Horizonte: 41; e
São Paulo: 41.
OCORRÊNCIAS
Já em relação às ocorrências em si, a situação foi perto da estabilidade. Foram 1.690 desastres computados pelo Cemaden em 2024, ante 1.698 em 2023. Foi uma queda de 0,5% em 1 ano.
Dessas notificações, 68% foram hidrológicas e 32% geológicas.
Petrópolis (RJ) foi a campeã de notificações (44), puxada pelas fortes chuvas no 1º semestre, que deixaram o município em situação de emergência, e pelos deslizamentos que se repetem na região ano após ano. Caxias do Sul (RS) registrou 21 ocorrências. O Rio Grande do Sul também foi muito atingido pelas chuvas no ano que terminou (mas nem todas as situações por lá foram classificadas como desastre).
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-sustentavel/alertas-de-desastres-naturais-batem-recorde-em-2024/