Semana de 8 a 12 de setembro terá a conclusão do julgamento do ex-presidente no STF e divulgações de indicadores econômicos
O jornal digital Poder360 traz nesta 2ª feira (8.set.2025) uma seleção dos assuntos que devem marcar a agenda do poder e da política nesta semana.
TENTATIVA DE GOLPE
A 1ª Turma do Supremo, composta por 5 dos 11 ministros da Corte, volta a se reunir na 3ª feira (9.set) para dar continuidade ao julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e outros 7 réus no processo que analisa a tentativa de golpe de Estado em 2022. Haverá sessões na 4ª, 5ª e 6ª feiras (10 a 12.set).
O 1º a apresentar o voto será Alexandre de Moraes, relator do caso. Em seguida, os demais integrantes da Turma apresentam seus votos, nesta ordem:
Flávio Dino;
Luiz Fux;
Cármen Lúcia;
Cristiano Zanin.
Não há limite de tempo para a apresentação dos votos dos ministros. A expectativa é que a decisão seja anunciada na 6ª feira (12.set).
LULA
O presidente da República (PT) comanda nesta 2ª feira (8.set) uma reunião virtual com líderes do Brics. O encontro será fechado e haverá apenas a divulgação de declarações por cada país.
Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, participam do bloco como integrantes permanentes o Irã, a Arábia Saudita, o Egito, a Etiópia e os Emirados Árabes Unidos.
Lula convocou a reunião para discutir mudanças no sistema multilateral de comércio como reação ao tarifaço de Donald Trump. O Brasil preside o Brics até o fim do ano, mas a cúpula de chefes de Estado foi antecipada para julho por causa da COP30, que será realizada em novembro.
Na 3ª feira (9.set), o presidente vai a Manaus, onde participa da cerimônia de inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia. A iniciativa promoverá a colaboração entre os 9 países amazônicos e os 9 Estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, armas e pessoas.
CARLOS LUPI NA CPI DO INSS
O ex-ministro da Previdência (2023-2025) presta depoimento à comissão mista nesta 2ª feira, às 16h.
Lupi deixou o ministério em 2 de maio depois de a PF deflagrar a operação Sem Desconto, que investiga descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS. O prejuízo estimado do esquema é de R$ 6,5 bilhões de 2019 a 2024.
INDICADORES ECONÔMICOS
O IBGE divulga na 4ª feira (10.set) a taxa de inflação de agosto. A expectativa do mercado é que haja queda nos preços ao consumidor. Em julho, a inflação mensal foi de 0,26%. O índice acumula alta de 5,23% em 12 meses.
Na 5ª feira (11.set), o IBGE publica a Pesquisa Mensal do Comércio. As estimativas indicam queda próxima de 0,3% em julho ante junho.
Na 6ª feira (12.set), sai a Pesquisa Mensal de Serviço de julho. O índice mede o volume de serviços prestados no país. A perspectiva é de alta de até 0,8% em relação a junho.
INTERNACIONAL
A Assembleia Nacional da França decide nesta 2ª feira se mantém ou retira François Bayrou (Movimento Democrático, centro) do cargo. A sessão foi um pedido do primeiro-ministro, que tenta a aprovação do Parlamento para um plano de cortes orçamentários de 44 bilhões de euros.
Três dos principais partidos franceses já anunciaram que não apoiarão o voto de confiança. Se o Legislativo rejeitar o pedido, o governo minoritário de Bayrou cairá. Se isso se concretizar, o presidente, Emmanuel Macron, precisará nomear um novo premiê, deixar o político como interino ou convocar novas eleições.
Na 3ª feira, a ONU dá início à sua 80ª Assembleia Geral. Os debates de alto nível, com líderes mundiais, serão realizados em 23 de setembro.