Seleção brasileira enfrenta a do Japão na 2ª feira (29.jun); eventual duelo com os argentinos seria na semifinal
A seleção brasileira estreia na 2ª feira (29.jun.2026) no mata-mata da Copa de 2026. Depois de se classificar em 1º no Grupo C, a equipe brasileira vai enfrentar os japoneses no estádio NRG, em Houston (EUA), às 14h.
O time treinado por Carlo Ancelotti chega ao mata-mata depois de sua melhor apresentação: a vitória sobre os escoceses por 3 x 0. O time do Japão vem de um empate contra os suecos. Os japoneses chegaram a abrir o placar, mas cederam o empate e foram pressionados pela seleção europeia.
Se vencer, a seleção brasileira pode enfrentar a da Noruega –do astro Erling Haaland, autor de 4 gols nesta Copa– ou a da Costa do Marfim, que se classificou em 2º no Grupo E, mas com a mesma pontuação que os alemães.
Eis o possível caminho da seleção se a equipe for até a final:
oitavas de final – Noruega ou Costa do Marfim;
quartas de final – Inglaterra, México ou Equador;
semifinal – Argentina ou Colômbia;
final – Espanha, França, Holanda ou Alemanha.
COPA DO MUNDO
A Copa do Mundo é um evento esportivo privado com fins de lucro. É realizado a cada 4 anos pela Fifa. As seleções se classificam por meio de eliminatórias. A comissão técnica e o elenco de cada time que disputa a competição são escolhidos por entidades privadas.
No caso do Brasil, cabe à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), definir quem é o treinador e quais são os jogadores “convocados” (na realidade, todos são convidados e vai quem tem interesse; como o ganho comercial de marketing é grande, os atletas atendem à “convocação”). A CBF é uma organização de direito privado e sem nenhum vínculo com o governo federal.
O governo do Brasil não tem nenhuma influência na escolha do time que participa do torneio. Ou seja, não é o país que está representado na Copa do Mundo, mas uma equipe de futebol escolhida por uma entidade privada.