Presidente participa de cerimônias que marcam a retomada da indústria naval brasileira nesta 6ª feira (26.jun)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta 6ª feira (26.jun.2026), em Itajaí, de duas cerimônias ligadas à indústria naval brasileira. Os eventos são realizados no município catarinense pela manhã e à tarde.
As duas agendas tratam da retomada do setor naval nacional, com foco na criação de empregos, no desenvolvimento tecnológico, na soberania e na ampliação da capacidade produtiva do país.
A partir das 13h30, o presidente visita as obras de embarcações de apoio offshore contratadas pela Petrobras no estaleiro Detroit Brasil. Essas embarcações integram o Programa Mar Aberto, iniciativa voltada à renovação e à ampliação da frota do Sistema Petrobras. O programa também tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da indústria naval nacional.
De manhã, às 10h30, Lula participa do lançamento e batismo da Fragata Cunha Moreira (F202), 3º navio da Classe Tamandaré. A embarcação foi construída integralmente no Brasil, com mão de obra nacional e transferência de tecnologia. O navio integra um programa de desenvolvimento tecnológico voltado ao fortalecimento da Base Industrial de Defesa. O projeto visa à proteção da Amazônia Azul e contribui para a absorção de conhecimento estratégico, a qualificação profissional e o fortalecimento da indústria naval.
Em Santa Catarina, 10 embarcações estão em construção em Itajaí e outras 6 em Navegantes. Os 2 estaleiros mobilizam mais de 2.000 trabalhadores.
Assista: