Presidente anunciou que missão humanitária partirá de Guarulhos na 6ª feira (26.jun)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que enviará uma missão humanitária de busca e resgate para apoiar a Venezuela na busca por vítimas do terremoto que deixou pelo menos 188 mortos. A missão partirá do Aeroporto de Guarulhos na próxima 6ª feira (26.jun.2026). O anúncio foi feito pelo presidente em seu perfil do X.
Segundo o presidente, a missão contará com 36 bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, 4 técnicos da Defesa Civil Nacional e outros 4 técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações, além de 9 toneladas de equipamentos para auxiliar nas buscas e no resgate das vítimas.
No sábado (27.jun.2026) outro avião será enviado com equipamentos para montagem de um hospital de campanha, 100 purificadores de água movidos a energia solar, medicamentos e suprimentos médicos para cirurgias.
O presidente afirmou que a decisão foi tomada depois de conversar por telefone com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, para “para expressar a solidariedade do governo brasileiro” e que o governo vai monitorar o andamento das operações de resgate às vítimas para “prestar todo o apoio necessário aos nossos irmãos e irmãs venezuelanos.”
Dois terremotos atingiram a região central da Venezuela e provocaram danos em Caracas, Trujillo, Carabobo, Aragua, Miranda e La Guaira na última 4ª feira (24.jun.2026).
O epicentro do 1º terremoto foi localizado a 24 km a leste-nordeste de San Felipe, a uma profundidade de 21,8 km. O 2º tremor teve epicentro a 23 km a sudeste de Yumare, a uma profundidade de 10 km. Os 2 eventos foram classificados pelo USGS com alerta vermelho, o nível mais alto de risco no sistema da agência. A Venezuela fica em uma região tectonicamente ativa, no ponto de encontro entre as placas do Caribe e da América do Sul.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/brasil-mandara-ajuda-humanitaria-para-venezuela-diz-lula/