Anúncio foi durante evento que comemorou a retomada das obras de construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, confirmou que a companhia voltará a importar diesel em julho, pela 1ª vez em 3 meses. A última importação foi em março deste ano.
A informação foi confirmada nesta 5ª feira (25.jun.2026), durante um evento de assinaturas de contratos de vencedoras das licitações para terminar as obras da UFN-III (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III) em Três Lagoas (MS). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava presente.
De acordo com Chambriard, apesar de a compra ser necessária por ora, a empresa busca o aumento da produção para que o Brasil fique independente de importações do produto. “Mas agora em julho nós vamos ter que importar por enquanto, porque já estamos estudando como vamos fazer neste quinquênio para ser autossuficientes em diesel”.
Assista (41s):
UFN-III
O evento desta 5ª feira comemorou a retomada das obras de construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III. A unidade responderá a uma demanda do setor agropecuário brasileiro e ajudará na redução das importações de fertilizantes.
A fábrica conta com investimentos de R$ 5 bilhões da Petrobras e deve gerar 8 mil postos de trabalho. A previsão de sua inauguração é para 2029, depois de 12 anos de paralisação. Chambriard considerou a localização da fábrica da fábrica oportuna, pois fica próxima dos maiores mercados consumidores de fertilizantes do país (Mato Grosso, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul).