Lula escolhe Teresa Leitão para liderar Governo no Senado

Senadora assume lugar de Jaques Wagner, que anunciou afastamento do cargo dias após ser alvo de operação da PF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta 5ª feira (25.jun.2026) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como líder do Governo no Senado. Teresa, que já ocupava a liderança do PT, assume a vaga deixada por Jaques Wagner (PT-BA).

Wagner deixou o cargo na 4ª feira (24.jun.2026), dias depois de ser alvo de uma operação da Polícia Federal. Em 18 de junho, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra o senador em uma nova fase da operação Compliance Zero, que apura supostos esquemas ilícitos envolvendo o Banco Master e seu fundador, Daniel Vorcaro.

A senadora já era apontada como um dos principais nomes para assumir a função. Agora, o PT deverá indicar um substituto para a liderança da sigla no Senado.

Em publicação no X, Lula afirmou que Teresa terá a missão de “articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”.

ALVO DE OPERAÇÃO

Jaques Wagner foi alvo da 9ª fase da operação Compliance Zero. Além do senador, o empresário Augusto Ferreira Lima, proprietário do Banco Pleno e ex-sócio do Master, foi um dos alvos das medidas autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal.

Ao todo, foram expedidos 18 mandados de busca e apreensão na Bahia, em São Paulo e no Distrito Federal, além de medidas cautelares, como a proibição de contato entre investigados e a suspensão de passaportes. Segundo a PF, os fatos apurados podem configurar, em tese, os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Desde a operação, aliados do governo passaram a defender a saída de Wagner da liderança, sobretudo depois de declarações do senador à BandNews. Na entrevista, o baiano disse acreditar que Lula não o retiraria do cargo.

“Acho, sinceramente, que ele não irá mexer na minha posição pela relação que a gente tem e pela confiança que ele tem em mim. Fez questão de me ligar para se solidarizar comigo”, declarou.

A avaliação de integrantes do governo é que o então líder expôs Lula ao associar o apoio do presidente à sua permanência no cargo.

O senador anunciou a saída da liderança em uma publicação no X, feita cerca de uma hora depois de reunião com Lula no Palácio da Alvorada.

Afirmou: “Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado”.

DESAFIOS DE TERESA

Teresa assume a liderança em um momento de tensão entre o governo e o Senado, marcado por derrotas recentes do Planalto.

Entre elas está a rejeição do nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta no STF. Foi a 1ª rejeição a um indicado para a Corte em 132 anos.

A rejeição é apontada por aliados como um dos fatores que pesaram contra Wagner, já que ele havia assegurado a Lula que Messias tinha apoio suficiente para ser aprovado. O senador se reuniu com o presidente no Planalto em 29 de abril, dia da sabatina do chefe da AGU.

A senadora assume o cargo em um cenário de relação desgastada entre Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que ainda não se reuniram formalmente desde a sabatina de Messias.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/lula-escolhe-teresa-leitao-para-liderar-governo-no-senado/

Deixe um comentário