Pré-candidato do PT ao governo de São Paulo define chapa depois de reunião Lula; anúncio oficial será feito durante a tarde
O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, escolheu o ex-ministro do Empreendedorismo Márcio França (PSB) para ocupar a vaga de vice na chapa. O anúncio deve ser formalizado na 5ª feira (25.jun.2026) à tarde.
As ex-ministras do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), e do Planejamento, Simone Tebet (PSB), ocuparão as duas vagas para o Senado. A definição se dá depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), no Palácio da Alvorada, nesta 4ª feira (24.jun).
Depois do encontro, Haddad publicou mensagem no X para afirmar que França, Marina e Tebet se colocaram à disposição para as vagas de vice e do Senado. Disse ainda que formalizaria os convites até esta 5ª feira (25.jun).
“Numa reunião com o presidente Lula e o vice-presidente Alckmin, Marina, Simone e Márcio se colocaram à disposição para concorrer a vice-governador(a) ou ao Senado, deixando a meu critério a escolha da chapa. Me sinto honrado pela confiança desses três colegas de ministério e me comprometi a formalizar o convite até amanhã”, escreveu.
Havia um impasse sobre quem seria candidato a vice e quem preencherá as duas vagas do Senado na chapa petista. França, Marina e Tebet se apresentam como nomes para disputar a eleição para a Casa Alta.
Na última semana, o PSB paulista ensaiou lançar França como pré-candidato ao governo. A tese é de que a presença dele na disputa aumenta a possibilidade de que a eleição estadual não seja definida já no 1º turno. O PT paulista rechaçou a possibilidade.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disputará a reeleição e lidera as pesquisas. O deputado Kim Kataguiri (Missão-SP) e o ex-prefeito de Santo André (SP), Paulo Serra (PSDB), desistiram de concorrer ao cargo.