Embaixador de Israel no Brasil pede que o governo brasileiro “olhe a realidade” e defina a organização como “terrorista”
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse esperar que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidere uma “forte” condenação internacional contra o Hamas. O Brasil preside o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).
“O Brasil é um país importante na arena internacional. Esperamos que o Brasil lidere uma condenação muito forte contra as ações terroristas do Hamas, para que ninguém mais pense em fazer isso”, disse em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta 3ª feira (10.out.2023).
O grupo extremista Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel em 7 de outubro. As forças israelenses responderam com bombardeios em alvos na Faixa de Gaza. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou no domingo (8.out) guerra ao Hamas e falou em destruir o grupo.
“Pedimos ao governo brasileiro para olhar a realidade e definir organização [Hamas] como realmente terrorista. E também que entenda que temos o direito de nos defender”, afirmou Zonshine.
Historicamente, o Brasil classifica uma organização como “terrorista” se ela for considerada como tal pela ONU.
Daniel Zonshine disse que as autoridades israelenses estão em contato com o Brasil para facilitar a repatriação de brasileiros. “Esperamos que a saída de brasileiros que queiram voltar ao Brasil ocorra o mais rápido possível”, afirmou.
Leia mais:
Saiba mais sobre a guerra em Israel:
MAPA DA GUERRA
ENTENDA O QUE É O HAMAS