A 2ª turma do Programa de Trainees do Poder360 visitou a embaixada da Ucrânia, em Brasília, na 4ª feira (11.fev.2026). Os jornalistas foram recebidos pelo encarregado de Negócios e ministro-conselheiro, Oleg Vlasenko, e pelos primeiros-secretários Oskar Slushchenko (Assuntos Políticos) e Heorhii Erman (Assuntos Consulares).
A data marcou os 34 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Ucrânia. O ministro-conselheiro agradeceu a visita dos trainees e afirmou esperar que “a relação entre os dois países possa melhorar a cada dia”.
Na roda de conversa, foram discutidos:
a diáspora ucraniana no Brasil;
4 anos da guerra entre Ucrânia e Rússia;
os impactos políticos e econômicos do conflito;
as perspectivas para o cenário pós-guerra.
Também entraram na pauta questões consulares relacionadas a cidadãos que chegaram ao Brasil após o início da guerra, como documentação, adaptação à língua portuguesa e inserção no mercado de trabalho. A diáspora ucraniana no país está concentrada principalmente em comunidades de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os diplomatas apresentaram ainda aspectos da estrutura econômica da Ucrânia, com destaque para os setores de tecnologia da informação (chips, drones e aplicativos), energia (usinas nucleares e gás) e agronegócio (exportação de grãos, fertilizantes e óleo de girassol).
PROGRAMA DE TRAINEES
A 2ª turma do Programa de Trainees em Jornalismo do Poder360 teve início em 12 de janeiro, em Brasília. O objetivo do curso é formar novos talentos e cultivar a prática do bom jornalismo profissional. A ênfase será no estilo único e sintético, no uso de infográficos e na imparcialidade que fazem deste jornal digital o líder absoluto na cobertura de assuntos do poder.
Quinze profissionais foram selecionados para participar do programa, que tem duração de 3 meses –de janeiro a abril de 2026. Além do curso, eles acompanharão a rotina de trabalho diária de jornalistas da Redação do Poder360, com quem aprenderão na prática a fazer bom jornalismo na capital do país. As aulas são coordenadas por Vivaldo de Sousa, que atuou em vários veículos de mídia, inclusive como coordenador de economia do jornal Folha de S.Paulo. Atualmente é consultor e professor de jornalismo.
O programa se concentra na cobertura de assuntos de interesse público e relevância jornalística. Além de colocar os trainees em contato com os conceitos básicos sobre os Três Poderes, no curso são abordados temas relevantes como economia, agronegócio, energia, infraestrutura e saúde. O programa inclui palestras, sessões de treinamento, visitas a empresas e órgãos oficiais, viagens e a participação na rotina da Redação do Poder360.
O programa de trainees de 2026 tem o apoio institucional e o patrocínio da XP Inc. e FenaSaúde.