Migração do sistema é obrigatória para microempreendedores individuais a partir de 1º de setembro
Todo MEI passar a ser obrigado a emitir a partir de 1º de setembro de 2023 a NFS-e (Nota Fiscal de Serviços eletrônica). O objetivo do documento digital é registrar as operações de prestação de serviços.
A medida segue a resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional, de nº 169/22, e vale para os MEI prestadores de serviços para pessoas jurídicas.
Leia o passo a passo para emitir a NFS-e pelo celular:
1. baixe o aplicativo NFS-e Mobile pela App Store ou Google Play.
2. com os dados da configuração e dos serviços favoritos preenchidos previamente no site, acesse com a conta gov.br ou login e senha.
3. Toque em emitir NFS-e.
4. O campo CPF/CNPJ do cliente é opcional. Selecione o serviço prestado. (Aqui aparecerão os serviços previamente cadastrados como favoritos no Emissor Web)
5. Preencha com o valor do serviço prestado e toque em Emitir NFS-e.
6. Nota Fiscal emitida com sucesso.
7. Basta clicar em cima da nota que estará disponível o PDF para encaminhar ao cliente.
EXEMPLO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EM UMA OBRA
1. Se o serviço prestado for relacionado a obras, deverá ser preenchido além dos serviços prestados e valor da Nota, o campo de informações adicionais com dados da obra.
2. Você poderá preencher com os dados do endereço da obra ou com o número do CNO (Cadastro Nacional de Obras emitido pela Receita Federal do Brasil) e o município.
3. Depois, toque em Avançar para emitir sua NFS-e.
FICOU COM DÚVIDAS
É possível utilizar os canais diretos para falar com a Receita Federal ou do Sebrae:
COMO ERA ANTES
A emissão das NFS-e era feita nos portais das prefeituras. Cada município possuía um modo de emissão de NFS, resultando em milhares de legislações e NFS diferentes no país.
O objetivo da NFS-e nacional é uniformizar o modelo do documento fiscal e disponibilizar recursos tecnológicos aos municípios, às empresas e ao próprio emissor da NFS-e.