Segundo o governo ucraniano, 90 pessoas ficaram feridas depois que a Rússia disparou mísseis contra Chernihiv
Um ataque russo com mísseis à cidade ucraniana Chernihiv deixou ao menos 7 pessoas mortas neste sábado (19.ago.2023). Segundo o Ministério do Interior da Ucrânia, uma criança de 6 anos foi uma das vítimas. A mãe dela está em estado grave.
Outras 90 pessoas ficaram feridas e buscaram ajuda médica. Delas, 25 estão hospitalizadas. Havia 10 crianças e 12 policiais entre os feridos.
O ministério disse estar realizando operações de busca por desaparecidos na cidade.
Os principais alvos dos mísseis, segundo a Ucrânia, foram uma universidade, uma igreja e uma praça. Nas redes sociais, o governo divulgou imagens de como ficou a cidade. É possível observar destroços nas ruas, carros com vidros quebrados e caminhões de bombeiros em atuação.
Veja:
Em seu perfil do Twitter, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chamou a Rússia de “Estado terrorista” por causa do ataque. “A Rússia transformou um sábado comum em um dia de dor e perda. Há vítimas”, escreveu.
Chernihiv é localizada ao norte da Ucrânia, a 80 km da fronteira com a Rússia. A cidade é conhecida por ter igrejas medievais e por ser uma das mais antigas do país.
No início da guerra, Chernihiv foi uma das regiões mais atacadas pelas tropas russas por causa da proximidade com a fronteira. Poucos meses depois que o conflito começou, os 2 países fizeram um acordo para reduzir os ataques no local.