Frieza de Flávio Bolsonaro pesou na escolha de Jair

Timing do anúncio foi influenciado por declarações da centro-direita; Ciro Nogueira disse ao Poder360 que Tarcísio e Ratinho unificariam o campo conservador

Anunciado nesta 6ª feira (5.dez.2025) como o nome escolhido por Jair Bolsonaro (PL) para disputar a Presidência em 2026, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi definido por atributos como frieza, racionalidade e habilidade política –algo que o diferencia de seus irmãos e de seu pai.

A decisão começou a ser alinhada em outubro, durante a viagem de Flávio aos Estados Unidos para visitar o irmão, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e foi sacramentada em 25 de novembro, quando o senador esteve com o ex-presidente na sede da PF –onde ele está preso.

Não havia data para o anúncio, mas declarações da centro-direita em apoio a outros possíveis nomes mobilizou a família, que teme perder espaço no jogo político. 

Um exemplo foi a entrevista ao Poder360 concedida pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Progressistas, publicada nesta 6ª feira (5.nov). Ele disse que 2 nomes possuem a capacidade de unificar o centro e a direita e derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Ele citou os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná. 

Outro ativo que pesou na escolha de Flávio foi a ausência de processos judiciais ativos contra ele. Eduardo, que no passado era considerado possível candidato, está nos Estados Unidos e tem processos no STF (Supremo Tribunal Federal) que podem torná-lo inelegível. Na comparação com Michelle, mulher de Bolsonaro, ele é citado como mais experiente. 

No passado, Flávio foi alvo de investigações por supostamente praticar “rachadinhas” em seu antigo gabinete, na Assembleia Legislativa do Rio, mas o processo foi arquivado em 2022.

Flávio também é considerado habilidoso politicamente e exerce influência sobre os senadores. Já foi líder da minoria na Casa nos 2 primeiros anos do governo Lula.

FLÁVIO Bolsonaro FALA EM “MISSÃO”

Em seu perfil no X, o senador confirmou a decisão do pai.

“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, escreveu.

Flávio Bolsonaro tem 44 anos. Completa 45 em 30 de abril de 2026. Foi eleito em 2018 com mais de 4,3 milhões de votos. Se não for candidato a presidente, deve disputar a reeleição em 2026.

Há outros nomes cotados para 2026, como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Júnior (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), e Romeu Zema (Novo-MG).

CACIQUE DO UNIÃO BRASIL

O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, reforçou nesta 6ª feira (5.dez.2025), sem citar Flávio, a necessidade de unir forças no campo da centro-direita. Ele é copresidente da Federação União Progressista, junto com Ciro Nogueira.

“Em 2026, não será a polarização que construirá o futuro, mas a capacidade de unir forças em torno de um projeto sério, responsável e voltado para os reais interesses do povo brasileiro”, afirmou Rueda em seu perfil oficial no X.

Esta reportagem tem como autora a estagiária de jornalismo Isabella Luciano, sob a supervisão do editor-assistente Lucas Fantinatti.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-eleicoes/frieza-de-flavio-bolsonaro-pesou-na-escolha-de-jair/

Deixe um comentário