Assembleia Nacional cria comissão especial para apurar operações ordenadas por Trump contra navios; governo americano diz que embarcações eram usadas para tráfico
A Assembleia Nacional da Venezuela criará uma comissão especial para investigar os ataques dos Estados Unidos contra barcos que, segundo o governo americano, seriam usados para tráfico de drogas. O anúncio foi feito no domingo (30.nov.2025) pelo presidente do órgão legislativo, Jorge Rodríguez, durante pronunciamento na televisão estatal.
A investigação analisará uma publicação do Washington Post na 6ª feira (28.nov.2025). A reportagem mostrou que o Secretário de Defesa norte-americano Pete Hegseth determinou a morte de todos os tripulantes de uma das embarcações durante um ataque em setembro. Segundo a publicação, um 2º ataque foi feito mirando 2 sobreviventes. A informação é da Reuters.
Rodríguez informou que o Ministério Público venezuelano participará da apuração.
Os Estados Unidos têm realizado, nos últimos meses, uma série de ataques contra embarcações que, segundo o governo americano, fariam tráfico de drogas na região. O governo de Nicolás Maduro nega envolvimento em atividades criminosas e diz que os norte-americanos tentam uma mudança de regime para controlar as reservas de petróleo da Venezuela.
No sábado (29.nov.2025), Trump afirmou que o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela deveria ser considerado “fechado em sua totalidade”. O governo venezuelano classificou os comentários do presidente americano como uma “ameaça colonialista” contra a soberania do país.
A comissão especial da Assembleia Nacional terá como objetivo apurar as circunstâncias dos ataques e as ordens dadas pelo alto escalão do governo americano, conforme relatado pela imprensa internacional.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/venezuela-investiga-ataques-dos-eua-a-barcos/