Segundo o presidente ucraniano, forças de Moscou utilizam todos os seus recursos para deter os soldados de Kiev
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia está investindo todos os seus recursos em uma campanha para impedir que as tropas de ucranianas realizem uma contraofensiva.
“Todos devemos entender muito claramente, o mais claramente possível, que as forças russas em nossas terras do sul e do leste estão fazendo tudo o que podem para deter nossos soldados”, declarou Zelensky na 6ª feira (14.jul.2023). “Cada sucesso de cada brigada de combate merece nossa gratidão”, afirmou. As informações são da Al Jazeera.
A Rússia domina faixas do território da Ucrânia nas regiões leste, sul e sudeste do país. No começo de junho, Zelensky disse que a Ucrânia estava pronta para recuperar o território ocupado pela Rússia.
“Não sei quanto tempo vai demorar. Para ser honesto, pode acontecer de várias maneiras, completamente diferentes. Mas vamos fazer isso e estamos prontos”, disse na época.
Zelensky se reuniu com militares na 6ª feira (14.jul). Depois do encontro, o general ucraniano Oleksandr Tarnavskyi, comandante das forças ucranianas no sul, disse que suas tropas estavam trabalhando para mover “de forma sistemática” as forças russas dos territórios ocupados.
O chefe do gabinete do presidente ucraniano, Andriy Yermak, falou que os combates foram difíceis para as forças ucranianas e que a ofensiva “não está avançando de forma tão rápida” quanto se podia esperar.
Leia mais: