Dados do governo federal informam que 39 cidades foram afetados nos 2 Estados e uma morte foi registrada
Fortes chuvas deixaram 7.069 pessoas desalojadas nos Estados de Alagoas e Pernambuco. Segundo dados do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), 39 cidades foram atingidas na 6ª feira (7.jul.2023) por um volume de água superior a mais da metade do esperado para todo o mês de julho.
Até o momento foi confirmada a morte de uma pessoa em decorrência das chuvas. Autoridades estão investigando se o desabamento de um prédio em Paulista (PE), que matou 11 pessoas, está relacionado com a catástrofe. A previsão para este sábado (8.jul) é de céu encoberto com chuvas em pontos isolados na região e domingo (9.jul) continua com previsão de chuvas.
Do total de pessoas desalojadas pelas chuvas 1.477 são de Pernambuco e 5.592 de Alagoas. O MDS também destacou que outras 1.640 estão desabrigadas na região alagoana. A Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS informou neste sábado que destinará 3.600 cestas de alimentos para Alagoas, que serão entregues até 3ª (11.jul).
Neste sábado (8.jul), o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), declarou situação de emergência por 180 dias em 22 municípios por causa dos estragos causados pelas fortes chuvas.
Já em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) divulgou na 6ª feira (7.jul) um alerta da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) para os moradores das regiões afetadas procurarem abrigo.
Cidades afetadas:
Alagoas (20): Atalaia, Barra de São Miguel, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coqueiro Seco, Flexeiras, Flexeiras, Flexeiras, Joaquim Gomes, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Murici, Paripueira, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Satuba, Teotônio Vilela.
Pernambuco: (19): Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Buíque, Camutanga, Catende, Correntes, Cortês, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Palmares, Paulista, Quipapá, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré.
Veja imagens das chuvas em Alagoas:
Veja imagens das chuvas em Pernambuco:
As imagens da força da água em Belém de Maria aumentaram nossa preocupação neste dia de chuvas intensas em Pernambuco. Já entrei em contato com o secretário de Governo do município, Rolph Casale, e me coloquei à disposição para o que a população local precisar. pic.twitter.com/VigLmsAST1
— Sileno Guedes (@silenoguedes) July 7, 2023
Os trabalhos continuam. Forças amigas e comunidade estão apoiando nossas equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e das polícias Militar e Científica.@cbmpeoficial@pmpeoficial@PoliciaCivilPE@defesacivilpe#chuvas #DefesaCivilPE #GovernoPE #Pernambuco #EstadoDeMudança pic.twitter.com/l8GsD3OvxQ
— Governo de Pernambuco (@governope) July 8, 2023
Prefeita de Atalaia é criticada
A prefeita de Atalaia (AL), Ceci Rocha (MDB), foi criticada nas redes sociais por supostamente posar em fotos da catástrofe na cidade. As imagens foram postadas no Instagram da prefeita.
As fotos repercutiram de forma negativa nas redes e usuários a acusaram de tentar se promover em meio a tragédia.