Objetivo da medida é garantir exportação de grãos; retomada foi proposta pela Rússia e está sendo intermediada pela ONU
A UE (União Europeia) está considerando autorizar uma subsidiária do Banco Agrícola Russo, de propriedade do Kremlin, a se conectar ao Swift. A instituição financeira foi banida do sistema de pagamento internacional em 14 de junho de 2022, como parte das sanções a Moscou pela guerra na Ucrânia.
O objetivo da reconexão seria a retomada da exportação de grãos pelos portos ucranianos no Mar Negro, conforme divulgado nesta 2ª feira (3.jul.2023) pelo Financial Times.
.
A retomada foi proposta pela Rússia, que ameaça não prolongar a iniciativa de grãos do Mar Negro, vigente desde julho de 2022, a menos que o Ocidente diminua suas restrições contra as exportações de grãos e fertilizantes da Rússia. As negociações para a reconexão do Banco Agrícola Russo ao Swift estão sendo intermediadas pela ONU (Organização das Nações Unidas), segundo o jornal.
O acordo de grãos foi feito para segurar o aumento global nos preços dos alimentos. A Ucrânia, um dos maiores exportadores de grãos do mundo, foi inicialmente impedida pela Rússia de embarcar o produto em seus portos no Mar Negro.
Desde que foi estabelecido, o acordo foi prorrogado várias vezes. O atual expira em 17 de julho.
Fonte: https://www.poder360.com.br/europa-em-guerra/ue-considera-reconectar-banco-russo-ao-swift/