Ex-aluno matou uma estudante e feriu outro em atentado no norte do Estado; atirador foi detido
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou nesta 2ª feira (19.jun.2023) o ataque a tiros no Colégio Estadual Helena Kolody, no município Cambé, no norte do Paraná, registrado pela manhã. Uma aluna morreu e outro estudante ficou ferido durante a invasão. Segundo a Polícia Militar, o atirador foi preso.
“Recebo com muita tristeza e indignação a notícia do ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar”, publicou Lula em seu perfil no Twitter.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD-PR), declarou que “a violência do brutal ataque em uma escola estadual causa indignação e pesar”. Segundo ele, o assassino “será julgado e condenado pelo crime bárbaro que cometeu”.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que o governo federal está pronto para ajudar no que for preciso. “Conversei com o governador Ratinho, do Paraná, manifestando solidariedade e colocando o governo federal à disposição para auxiliar o governo do Estado, em face da tragédia em uma escola estadual”.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), também manifestou solidariedade às famílias das vítimas. “Nossas escolas devem ser ambientes seguros, pacíficos e orientados para a cidadania, sem espaço para a violência e a intolerância”, disse.
Leia abaixo outras manifestações sobre o assunto:
Zeca Dirceu (PR), líder do PT na Câmara dos Deputados: