O clube espanhol tem acordos que somam 260 mi de euros por temporada; Manchester City é 2º colocado, com 211,5 mi de euros
O Real Madrid é o clube europeu que mais arrecada com patrocínios de fornecedor de uniforme, parceiro máster e patrocinador de manga. Segundo a consultoria Spobis, a receita chega a 260 milhões de euros por temporada.
O valor inclui 120 milhões de euros pagos pela Adidas, 70 milhões de euros pela Emirates e outros 70 milhões de euros pela HP, 7 vezes mais do que os 10 milhões de euros pagos pela Ambilight TV ao rival Barcelona.
O Manchester City ocupa a 2ª posição, com 212 milhões de euros anuais. A Puma paga 115 milhões de euros pelo fornecimento de uniformes, em contrato até 2035 avaliado em mais de 1 bilhão de libras, o maior já assinado por um clube inglês. A Etihad desembolsa 75 milhões de euros pelo patrocínio máster e a OKX, 22 milhões de euros pela manga. O Manchester United aparece na 3ª colocação, com 198 milhões de euros, seguido pelo Barcelona (197 milhões de euros) e pelo Arsenal (156 milhões de euros).
O Real Madrid também lidera isolado em receita de patrocínio de manga, com 70 milhões de euros pagos pela HP. Em 2º lugar está o Manchester United, com 23 milhões de euros da DXC Technology, seguido pelo Manchester City (22 milhões de euros da OKX) e pelo Arsenal (11 milhões de euros da Visit Rwanda). O Barcelona recebe 10 milhões de euros da Ambilight TV, enquanto o Bayern de Munique ganha 8 milhões de euros da Allianz.
PATROCÍNIO MÁSTER
O maior contrato máster do futebol mundial é do Manchester City, com a Etihad Airways, que rende 75 milhões de euros por temporada. Real Madrid, Manchester United e PSG empatam em 2º, com 70 milhões de euros pagos, respectivamente, pela Emirates, Snapdragon e Qatar Airways. O Juventus recebe 69 milhões de euros da Jeep, o Barcelona, 60 milhões de euros do Spotify, e o Bayern de Munique, 50 milhões de euros da Telekom.
MATERIAL ESPORTIVO
O Barcelona tem o contrato mais valioso de fornecimento de material esportivo: 127 milhões de euros por ano pagos pela Nike, superando os 120 milhões de euros que o Real Madrid recebe da Adidas. O Manchester City vem em seguida, com 115 milhões de euros da Puma. O Manchester United recebe 105 milhões de euros da Adidas, e o PSG, 80 milhões de euros da Nike. O contrato menos lucrativo entre os 10 primeiros é o do Tottenham, com 35 milhões de euros pagos pela Nike.
O Liverpool, 7º colocado no ranking geral de arrecadação, retomou a parceria com a Adidas após 12 anos. Segundo relatórios iniciais, foram vendidas 42.000 camisas com o número 7 de Wirtz em apenas 1 hora.