Senador critica o presidente por buscar “diálogo com China, Índia e Rússia” em vez de “distensionar” a relação com os EUA
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL), usou seu perfil na rede social X para fazer críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à atuação do governo na crise comercial com os Estados Unidos
“Em meio a uma crise diplomática com os EUA, ao invés de buscar distensionar, Lula incrementa o diálogo com China, Índia e Rússia… Qual o objetivo dessa manobra ‘diplomática’?”, questionou o senador na publicação.
“Não seria mais fácil ‘vestir as sandálias da humildade’ e buscar uma solução negociada com o governo [do presidente dos EUA, Donald] Trump?”, acrescentou.
Em 6 de agosto, entraram em vigor as tarifas de 50% impostas pelos EUA sobre uma parcela dos produtos brasileiros exportados ao país.
Quase 700 itens ficaram de fora e estão sujeitos à cobrança original de 10% divulgada em 2 de abril.
Não há sinais concretos de negociações. O presidente Lula já declarou mais de uma vez que não irá ligar para Trump para tratar do tarifaço.
Na 2ª feira (11.ago), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que a reunião que tinha marcada com o secretário de Tesouro dos EUA, Scott Bessent, foi cancelada.
Segundo Haddad, a militância da direita agiu para cancelar o encontro, que pretendia debater a negociação sobre o tarifaço.
“A militância antidiplomática dessas forças de extrema-direita que atuam junto à Casa Branca agiram junto a alguns assessores, e a reunião virtual que seria na 4ª feira [13.ago] foi desmarcada”, disse o ministro, em entrevista à GloboNews.