Em 2022, agentes do governo dos EUA encontraram documentos confidenciais da Casa Branca na residência do ex-presidente
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse ter sido indiciado na investigação sobre a retirada de documentos confidenciais da Casa Branca. A informação foi compartilhada pelo republicano em seu perfil na plataforma Truth Social nesta 5ª feira (8.jun.2023).
“O corrupto governo Biden informou meus advogados que fui indiciado, aparentemente devido à farsa das caixas”, escreveu Trump. O ex-presidente disse que foi intimado a comparecer ao Tribunal Federal de Miami na próxima 3ª feira (13.jun.2023), às 15h (16h no horário de Brasília).
“Este é realmente um DIA ESCURO para os Estados Unidos da América. Somos um país em sério e rápido declínio, mas juntos tornaremos a América grande novamente”, afirmou. O republicano também declarou ser inocente das acusações.
Em 2022, o FBI (Departamento Federal de Investigação, na sigla em inglês) encontrou cerca de 13.000 documentos na residência do ex-presidente em Mar-a-Lago, na Flórida. Desse total, 100 eram classificados como sigilosos.
Se confirmada, será a 2ª vez que Trump é indiciado. Em abril, ele foi acusado de falsificação de registros comerciais relacionados a suborno pago a uma atriz pornô antes da eleição de 2016. O ex-presidente também se declarou inocente sobre o caso.
O republicano é o 1º ex-presidente dos Estados Unidos a responder acusações criminais. Ele quer ser o candidato do Partido Republicano à Casa Branca contra Joe Biden em 2024.
Leia o que escreveu o ex-presidente na Truth Social:
“A corrupta administração Biden informou a meus advogados que fui indiciado, aparentemente pelo devido à farsa das caixas, embora Joe Biden tenha 1.850 caixas na Universidade de Delaware, caixas adicionais em Chinatown, D.C., com ainda mais caixas na Universidade da Pensilvânia, e documentos espalhados por todo o chão da garagem onde ele estaciona seu Corvette, e que é ‘protegido’ apenas por uma porta de garagem fina como papel e aberta a maior parte do tempo.
“Fui intimado a comparecer ao Tribunal Federal de Miami na 3ª feira, às 15h. Nunca pensei que tal coisa pudesse acontecer com um ex-presidente dos Estados Unidos, que recebeu muito mais votos do que qualquer presidente em exercício na história de nosso país e atualmente lidera, de longe, todos os candidatos, tanto democratas quanto republicanos, nas pesquisas das eleições presidenciais de 2024. EU SOU UM HOMEM INOCENTE!”
“Este é realmente um DIA ESCURO para os Estados Unidos da América. Somos um país em sério e rápido declínio, mas juntos tornaremos a América grande novamente!”.