Enquanto 5 dos 8 senadores da comitiva designada para participar das negociações sobre o “tarifaço” se reúnem sozinhos, EUA anunciam acordo de tarifas com a UE
Cinco dos 8 senadores brasileiros que compõem a comitiva designada para negociar a tarifa de 50% incidente sobre produtos brasileiros para os Estados Unidos, se reuniram neste sábado (26.jul.2025) sozinhos no hotel. Estavam presentes os senadores Marcos Pontes (PL-SP), Nelsinho Trad (PSD-MS), Tereza Cristina (PP-MS), Esperidião Amin (PP-SC) e Fernando Farias (MDB-AL).
A missão é coordenada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), o senador Nelsinho. “A missão busca reabrir canais institucionais entre os poderes legislativos do Brasil e dos Estados Unidos em meio ao avanço de barreiras tarifárias unilaterais que impactam setores estratégicos da economia brasileira“, afirmou a assessoria de Nelsinho.
Veja cenas do encontro (51s):
Enquanto os senadores brasileiros se “reuniam”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), anunciava neste domingo (27.jul.2025) um acordo comercial com a UE (União Europeia).
Segundo o republicano, a UE terá tarifas de 15%. Em troca, os europeus investirão US$ 600 bilhões nos EUA, sendo US$ 150 bilhões somente no setor de energia.
Mesmo com a novidade do acordo entre UE e EUA e o fato de que as tarifas passam a valer em 1º de agosto, não há aparente pressa dos senadores em negociar com a atual gestão Republicana. A comitiva parlamentar brasileira ainda não confirmou encontros com integrantes do alto escalão do governo Trump.
Segundo a assessoria de comunicação do senador Nelsinho Trad, o 1º dia útil da missão oficial do Senado Federal aos Estados Unidos conta com um “café da manhã de trabalho” com a embaixadora do Brasil em Washington D.C., Maria Luiza Viotti, e com outros diplomatas –todos brasileiros–, uma reunião com empresários do setor privado norte-americano e “reuniões fechadas” (sem a informação sobre quem participará).
Durante a “reunião preparatória” da noite de sábado (26.jul), os senadores foram atualizados sobre os temas prioritários e alinharam “pontos” a serem abordados em reuniões da missão. Pontos que, por ora, não têm a quem ser apresentados no alto escalão do governo dos EUA.
Veja fotos da “reunião preparatória”:
Congressistas do Brasil chegam aos EUA e fazem reunião sozinhos no hotel, veja fotos:
O restante da delegação, os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) devem chegar à capital norte-americana neste domingo (27.jul).
Assista ao embarque de Rogério Carvalho (58s):
Os 8 senadores ficarão no país até 4ª feira (30.jul). As tarifas passam a valer em 1º de agosto.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/senadores-brasileiros-reuniao-eua-tarifas-ue/