Ex-presidente afirma que Poderes ainda podem “salvar o Brasil” e que medida anunciada pelo republicano não teria ocorrido se ele estivesse no poder
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) soltou uma nota a respeito do tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). Diferentemente do que parte da mídia noticiou ao longo desta 5ª feira (10.jul.2025), Bolsonaro não fez nenhum apelo para que a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros seja revogada. Disse entender a razão pela qual a medida foi adotada, deu a entender que concorda e apenas pediu aos Poderes ação “com urgência” para “resgatar a normalidade institucional”.
“A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre”, afirmou Bolsonaro em publicação em seu perfil no X (ex-Twitter).
Ele afirmou que o Brasil vive uma “caça às bruxas” –como afirmou Trump ao sair em defesa de Bolsonaro na 2ª feira (7.jul). “O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões”, declarou o ex-presidente.
“O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar”, escreveu.
O político brasileiro disse ainda ter recebido a carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “com senso de responsabilidade” e declarou ter respeito e admiração pelo governo dos Estados Unidos.
“Isso jamais teria acontecido sob o meu governo”, escreveu o ex-presidente.
Leia abaixo a íntegra da nota de Jair Bolsonaro:
Tarifa de Trump
Um dos argumentos usados por Trump para a imposição da tarifa comercial é de que as autoridades governamentais brasileiras estariam “perseguindo” Bolsonaro. A medida entra em vigor em 1º de agosto.
O ex-chefe do Executivo federal é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado depois do resultado das eleições presidenciais de 2022, em que saiu derrotado.
Em sua carta endereçada ao petista, Trump considerou uma “vergonha internacional” a forma como Bolsonaro é julgado, afirmando que existe uma “caça às bruxas” que deve acabar “imediatamente”.
“O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, afirmou Lula na 4ª feira (9.jul).
Entenda a disputa tarifária entre EUA e Brasil. Assista (1min47s):