“Vamos sair dessa”, diz Haddad sobre tarifaço de Trump

Ministro da Fazenda declara que a decisão dos EUA “não tem base” e que o governo Lula continuará buscando negociação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 5ª feira (10.jul.2025) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai trabalhar para contornar a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil. Segundo ele, o caminho é a negociação.

“Vamos sair dessa, porque não tem base. Simplesmente não tem base. Não acredito que esse tipo de guerra comercial ajude quem quer que seja. O Brasil vai seguir o seu caminho: o multilateralismo político e econômico. Acreditamos nisso”, declarou o ministro em entrevista ao Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Trump anunciou a nova tarifa na noite de 4ª feira (9.jul). As novas regras começam a valer a partir de 1º de agosto, caso não sejam revertidas.

Haddad avalia que a situação não deve se sustentar. Afirmou que o Ministério das Relações Exteriores cuidará do assunto com os Estados Unidos.

“Eu não acredito que essa situação vai se manter, 1º porque temos uma diplomacia reconhecida no mundo inteiro como uma das mais profissionais. O nosso Itamaraty sabe negociar e sabe sentar à mesa”, disse o chefe da equipe econômica.

Trump declarou ao anunciar as taxas que o governo dos EUA precisa se afastar da “relação de longa data e muito injusta” provocada pela política tarifária de barreiras comerciais do Brasil.

Haddad discorda dessa avaliação. Ele mencionou que os Estados Unidos têm superavit comercial com Brasil desde 2009. Isso significa que os norte-americanos vendem mais ao Brasil do que compram dos brasileiros.

“Essa decisão é eminentemente política porque ela não parte de nenhuma racionalidade econômica. Não é racionalidade econômica o que foi feito ontem. Uma vez que os EUA, como todos sabem, é superavitário em relação à América do Sul como um todo”, disse o ministro da Fazenda.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-economia/vamos-sair-dessa-diz-haddad-sobre-tarifaco-de-trump/

Deixe um comentário