Primeira-dama se manifestou após críticas e disse que frase foi direcionada a bolsonaristas, não a jornalistas
Políticos de oposição criticaram nas redes sociais a reação da primeira-dama Janja da Silva depois de jornalistas questionarem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as novas tarifas dos EUA para o Brasil nesta 4ª feira (9.jul.2025).
Ao ouvir a indagação ao marido, Janja diz: “Ai, [inaudível] esses vira-latas”, vira-se e sai andando. Rapidamente volta-se para a direção inicial e caminha em direção ao presidente, que está abraçando o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.
O gesto foi interpretado por alguns congressistas com uma crítica aos jornalistas. Outros leram como uma resposta a Trump.
“Seja pra quem for, não é normal uma primeira-dama chamar alguém de vira-latas”, declarou o deputado federal André Fernandes (PL-CE).
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que a primeira-dama é a pior inimiga de si mesma.
“Não dá para esperar responsabilidade da esposa de um irresponsável”, declarou o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ).
Em nota, Janja disse que a frase não se referia aos jornalistas que fizeram a pergunta, mas aos bolsonaristas que, na avaliação da primeira-dama, estão traindo os interesses e a soberania do Brasil.
Em tom irônico, o vereador de São Paulo Rubinho Nunes (PL-SP) disse que e fala da primeira-dama e depois a sua nota dera uma “aula de elegância diplomática”.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/oposicao-critica-fala-de-janja-sobre-vira-latas/