Projeto ligará Vaca Muerta ao mercado brasileiro e integra a Rota Bioceânica de Capricórnio, que conectará o sul do Brasil ao norte chileno
Os governos de Argentina e Paraguai assinaram nesta 4ª feira (2.jul.2024) um memorando de entendimento para a construção do Gasoduto Bioceânico, que conectará os campos de gás natural de Vaca Muerta, na Patagônia argentina, ao mercado brasileiro, passando pelo território paraguaio.
O acordo foi firmado durante a 66ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum e a Cúpula de Presidentes do Mercosul, em Buenos Aires.
A medida estabelece a criação de grupo técnico binacional para elaborar estudos sobre a viabilidade técnica, econômica e ambiental da obra. A principal rota considerada envolve a travessia do Chaco paraguaio, aproveitando o território como corredor logístico para conectar o Cone Sul por meio de gasodutos.
O grupo poderá ainda avaliar a inclusão de outras reservas de gás natural, além de Vaca Muerta, no corredor energético. A proposta complementa um memorando anterior firmado entre Brasil e Paraguai, e fortalece os planos de integração energética e logística discutidos há mais de uma década entre os países do Mercosul.
“Será uma obra maravilhosa para criar um mecanismo de transporte e de ingresso de divisas, além de potencializar nossa indústria, pois parte desse gás ficará no Paraguai para alimentar nossas indústrias no Chaco, onde temos matéria-prima, mão de obra e enorme potencial de crescimento”,afirmou o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez.
PARTE DE UM PROJETO MAIOR
O Gasoduto Bioceânico é considerado peça-chave dentro do megaprojeto da Rota Bioceânica de Capricórnio, infraestrutura que inclui uma malha de estradas, pontes e gasodutos, com potencial de conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, por meio de Argentina, Paraguai, Brasil e Chile.
O plano, que inclui cerca de 2.400 km de infraestrutura logística do sul do Brasil ao norte chileno, busca concorrer com o Canal do Panamá no escoamento de mercadorias da América do Sul para mercados asiáticos.