Trecho da oração foi lido em português pela brasileira Fernanda Zaidan Lopes, que mora em Roma desde 2020
Uma brasileira participou, neste domingo (18.mai.2025), da missa que inaugurou oficialmente o pontificado de Leão 14. Logo após a homilia, na qual o papa exaltou a unidade da Igreja e criticou o paradigma econômico baseado na exploração, Fernanda Zaidan Lopes, 39 anos, fez a leitura de um trecho, em português:
“Que Deus, Todo-Poderoso, sustente a sua fidelidade a todos, pastores e fiéis, para que vivam a obediência incondicional ao Evangelho”, leu a brasileira.
A participação da brasiliense ocorreu durante a oração universal, momento tradicional da celebração. Outros trechos da oração foram lidos por representantes em francês, em polonês e em árabe.
Assista à leitura de Fernanda Zaidan Lopes (31s):
Segundo o perfil de Lopes no LinkedIn, ela é, desde 2020, diretora central da Opus Dei (Obra de Deus, em latim), prelazia da Igreja Católica fundada em 1928 por um sacerdote espanhol.
A atuação da prelazia em diversos países é alvo de críticas recorrentes, em razão de seu conservadorismo e por seu caráter discreto. A brasiliense também atuou, de 2010 a 2020, como diretora regional da organização.
Veja imagens da missa de inauguração do papado de Leão 14:
Veja fotos da missa que inaugura o pontificado de Leão 14
Em entrevista publicada no site da Opus Dei, Lopes, que é formada em química pela UnB (Universidade de Brasília), disse que se mudou para Roma para integrar a assessoria central da organização, equipe de 7 pessoas que prepara as celebrações do centenário da “Obra”, previstas para 2028.
“A partir do comitê, esperamos poder contar com a intervenção muito ativa dos jovens. Também me sinto especialmente interpelada, porque os que chegamos à Obra no 3º milénio, sabemo-nos protagonistas deste momento histórico”, disse a brasileira.
Geraldo Alckmin, que representou o governo brasileiro na cerimônia de inauguração do pontificado de Leão 14 no Vaticano, desmentiu, em diversas ocasiões, sua ligação com a Opus Dei. O vice-presidente, católico, negou pertencer a essa vertente mais conservadora da doutrina.
Reprodução/YouTube – 18.mai.2025
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, falou com o papa Leão 14 após participar de missa que celebrou o início do pontificado
Leia mais: