EUA diz que farão oposição à Nova Rota da Seda na América Latina

Após a adesão da Colômbia ao mega-programa da China, o governo de Donald Trump sinaliza usar o BID como forma de combater a iniciativa

O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou na 5ª feira (15.mai.2025) que o país irá se opor “veementemente” às iniciativas da Nova Rota da Seda na América Latina. A declaração se deu depois do anúncio da adesão da Colômbia ao mega-programa da China.

O governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano) sinalizou a intenção de usar o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) como forma de combater os projetos. O poder de voto no BID é proporcional aos recursos investidos por cada país. Os Estados Unidos são o maior acionista.

“Os dólares dos pagadores de impostos norte-americanos não devem ser utilizados de nenhuma maneira por organizações internacionais para subsidiar empresas chinesas em nosso hemisfério […] Esses projetos colocam em perigo a segurança da região”, afirmou o órgão em comunicado.

Leia abaixo:

 

NOVA ROTA DA SEDA

Lançada em 2013, a iniciativa da China, cujo nome oficial é Cinturão e Rota, é um dos maiores programas econômicos do gigante asiático.

Inclui projetos de infraestrutura e logística que interligam o país por terra e água à Ásia Central, ao sul e ao sudeste do continente, à Europa, à África e a outros lugares do mundo.

Atualmente, 149 países já integram a iniciativa. O Brasil não faz parte da Nova Rota da Seda.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-china/eua-diz-que-farao-oposicao-a-nova-rota-da-seda-na-america-latina/

Deixe um comentário