Ex-presidente do Novo diz que os congressistas agem por “cumplicidade” ou “submissão aos golpistas”
O empresário João Amoêdo, ex-presidente do partido Novo, criticou nesta 3ª feira (15.abr.2025) os deputados que assinaram o pedido de urgência para votar o projeto de lei que concede anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.
“Enquanto os brasileiros apontam nas pesquisas que os principais problemas do país são a inflação, saúde, segurança e miséria, a pauta prioritária de grande parte dos deputados é anistiar criminosos -gente que tramou golpe de Estado, planejou assassinatos, agrediu policiais e destruiu patrimônio público”, escreveu Amoêdo no X.
Para o ex-presidente do Novo, os congressistas “agem por submissão aos golpistas, por cumplicidade ou para chantagear o Executivo”. Amoêdo ainda sugeriu a divulgação dos nomes dos signatários para que eles não tenham chances de se reeleger em 2026 e “constatem que o cálculo eleitoral que fizeram deu errado”.
PL DA ANISTIA
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou na 2ª feira (14.abr) o pedido de urgência para votar o projeto de lei da anistia. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu 264 assinaturas.
No portal da Câmara consta que duas dessas assinaturas estão inválidas, mas não informa quais nem por qual motivo. Para ser protocolado, o requerimento (nº 1.410 de 2025) precisava do apoio da maioria absoluta dos deputados, ou seja, ao menos 257 congressistas. Caso seja aprovado no plenário, o projeto poderá ser votado a qualquer momento, sem precisar passar por comissões.
Sóstenes recorreu à estratégia de coletar assinaturas individuais dos deputados depois da tentativa frustrada de conseguir apoio dos líderes partidários.
O líder do PL deve pedir que o requerimento entre na pauta de votação da Câmara na próxima semana. A expectativa da oposição é de que, com isso, o projeto seja votado até o fim do mesmo mês.
A decisão de pautar é do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem adiado a discussão sobre o tema.