Gravações publicadas por moradores mostram a água corrente nas ruas durante a madrugada; RJ e SP estão em atenção especial
As chuvas intensas que atingiram a capital paulista e municípios da Região Metropolitana de São Paulo na madrugada desta 6ª feira (4.abr.2025) provocaram alagamentos em diversas vias. Gravações publicadas por moradores mostram a água corrente nas ruas.
Diante da previsão de temporais até sábado (5.abr), a Defesa Civil estadual ativou um gabinete de crise às 14h da 5ª feira (3.abr). O grupo reúne representantes de concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos.
A base de operações funciona no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e deve continuar ativa até domingo (6.abr), com o objetivo de monitorar os impactos da frente fria vinda da região Sul e coordenar respostas emergenciais.
Assista aos vídeos das áreas que ficaram alagadas nesta madrugada (3m29):
CHUVAS NO SUDESTE
Regiões dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro entraram em atenção especial a partir desta 6ª feira (4.abr) por causa de uma alerta de chuvas intensas para essas áreas até a manhã de sábado (5.abr). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são esperados volumes significativos, que podem ultrapassar os 100 mm em 24h, e rajadas de vento de cerca de 100 km/h.
O Instituto vem emitindo avisos para essas regiões com grau de severidade de “perigo” (laranja) e, na 5ª feira (3.abr), intensificou o alerta para “grande perigo” (vermelho). Há também alertas para possíveis deslizamentos e alagamentos em algumas localidades de Minas Gerais e do Espírito Santo.
As chuvas em parte do Sudeste resultam do aumento da umidade na atmosfera somado a uma frente fria que vem do Sul do país. As regiões mais atingidas, de acordo com o Inmet, são as seguintes:
em São Paulo:
Serra da Mantiqueira;
Vale do Paraíba;
Litoral Norte.
no Rio de Janeiro:
Costa Verde;
Região Metropolitana;
Vale do Paraíba;
Região Serrana;
Baixada Litorânea.
Leia as últimas notícias sobre mudanças climáticas:
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-sustentavel/assista-a-videos-das-areas-alagadas-em-sp-nesta-6a/