Supremo tornou réu o ex-presidente e outros 7 aliados pelo crime de tentativa de golpe de Estado
A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 7 aliados foi noticiada em vários jornais internacionais nesta 4ª feira (26.mar.2025). Responderão pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, abolição do Estado democrático de direito e dano ao patrimônio público.
O julgamento se referiu só ao 1º dos 4 grupos de pessoas denunciadas pela PGR (Procuradoria Geral da República) por tentativa de golpe de Estado em 2022. Trata-se do núcleo central da organização criminosa, do qual, segundo as investigações, partiam as principais decisões e ações de impacto social.
The Washington Post
O texto do Washington Post falou sobre a decisão do STF e destacou a reação de Bolsonaro, que nega as acusações e se diz alvo de perseguição política. O jornal mencionou o ato por anistia realizado pelo ex-presidente no Rio de Janeiro em 16 de março e disse que Bolsonaro tem tentado mobilizar apoio político.
The Guardian
O texto do veículo britânico Guardian apresentou a versão das defesas dos 8 réus no STF e definiu o ex-presidente como “populista de extrema-direita”.
BBC
A BCC disse que o ex-presidente e demais 7 réus podem ser julgados pelo crime de golpe de Estado ainda este ano. O texto afirmou que os nomes julgados relacionados a Jair Bolsonaro foram “co-conspiradores” da ação golpista.
The New York Times
O jornal norte-americano citou as alegações do ministro do STF Alexandre de Moraes de que Bolsonaro “sabia, manipulava e discutia” sobre a minuta de golpe de Estado. O texto citou, ainda, o apoio político do presidente norte-americano Donald Trump (Republicano) ao ex-presidente brasileiro.
El País
Além de citar a decisão do STF, o texto do El País falou sobre a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2018 e citou o processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT) e Fernando Collor.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-midia/midia-internacional-noticia-decisao-do-stf-sobre-bolsonaro/