Produtores alegavam aumento de custos; preço da dúzia teve inflação de mais de 60% em 2025
O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) revogou a obrigatoriedade de carimbar a data de validades em cascas de ovos. Eis a íntegra (PDF – 79 kB) da decisão publicada nesta 6ª feira (28.fev.2025) no DOU (Diário Oficial da União).
A exigência entraria em vigor em 4 de março e teve reações contrárias, com queixas sobre aumento nos custos. Leia a íntegra (PDF – 384 kB) da portaria revogada.
DISPARADA DOS PREÇOS
O preço do ovo branco –mais consumido entre os brasileiros– registrou uma alta de até 67,1% em 2025 na comparação com os últimos dados registrados em 2024. O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), ligado à Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade São Paulo), monitora 5 áreas no Brasil.
Claudia Scarpelin, pesquisadora de ovos do Cepea, afirma que a elevação do preço do ovo está atrelada à “diminuição da oferta de ovos no mercado interno, aliada ao aumento gradual da demanda”. Diz ainda que esse movimento de alta teve início “na 2ª quinzena de janeiro e se intensificou ao longo de fevereiro”.
Nos EUA, há um surto de gripe aviária. Para tentar conter a doença, os produtores sacrificaram milhões de aves. Isso fez com que houvesse uma redução na produção interna e aumentasse a demanda para o mercado externo.
Scarpelin, no entanto, diz que é “cedo” para apontar alguma influência da situação no mercado norte-americano.
“A exportação brasileira de ovos representa menos de 1% da produção total, o que significa que a maior parte da produção permanece no mercado doméstico. Se a situação nos Estados Unidos se prolongar e o país continuar aumentando suas importações de ovos brasileiros de maneira consistente, isso poderá afetar a disponibilidade brasileira e, então, causar algum impacto sobre os preços domésticos”, declarou.
Em janeiro de 2025, o preço da dúzia de ovos brancos chegou a R$ 211,00 e a de ovos vermelhos, a R$ 233,70. São altas de 46,5% e 41,6% em média, respectivamente, desde dezembro do ano passado. Veja a evolução no gráfico abaixo:
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-agro/governo-revoga-exigencia-de-data-de-validade-em-ovos/