Quaest: ACM Neto aparece à frente de Jerônimo pelo governo da Bahia

Apesar da avaliação positiva do governador Jerônimo, ele tem 38% das intenções de voto contra 42% do ex-prefeito de Salvador, 1 ponto acima da margem de erro

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) lidera a pesquisa Genial/Quaest para as eleições de 2026 ao governo da Bahia. Segundo o levantamento divulgado nesta 5ª feira (27.fev.2025), ACM Neto tem 42% das intenções de voto contra 38% do atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT).

ACM Neto está à frente mesmo se considerada a margem de erro, de 3 pontos percentuais. Também pontuaram João Roma (PL) com 3% e Kleber Rosa (Psol), com 1% das intenções de voto.

De acordo com a pesquisa, 5% dos eleitores estão indecisos, enquanto 11% informaram que votariam em branco, em nulo, ou que não iriam votar.

ACM Neto e Jerônimo Rodrigues disputaram as eleições para o governo da Bahia em 2022. Ambos foram para o 2º turno, que terminou com uma vitória apertada de Rodrigues, com 52,79%, contra 47,21% de ACM.

Avaliação do atual governo

Apesar da liderança de ACM Neto no levantamento, a aprovação do atual governo é positiva. Segundo a Genial/Quaest, 50% dos entrevistados afirmaram que Jerônimo Rodrigues merece uma 2ª chance como governador do Estado, contra 44% que disseram que ele não merece. Outros 6% disseram que não sabiam ou não responderam.

Questionados se “aprovam ou desaprovam o trabalho que o governador Jerônimo Rodrigues está fazendo“, 61% disseram aprovar, enquanto 31% desaprovaram a gestão do petista, e 8% disseram não saber ou não responderam.

Quando pedidos para avaliar o trabalho de Rodrigues, 42% dos entrevistados afirmaram considerá-lo positivo, enquanto 29% o qualificaram como regular e 21% como negativo. Outros 8% afirmaram que não sabiam ou não responderam.

Dentre os setores públicos mais mal avaliados está o da segurança pública, com 39% de avaliação negativa; seguido pela saúde, com 38% de notas negativas. Já dentre os setores mais bem avaliados, figuraram a educação, com 48% de avaliação positiva; seguido da infraestrutura, com 44%.

Em relação à geração de emprego e renda, 35% avaliaram a performance do Estado como positiva, enquanto 33% consideraram-na regular e 32%, negativa.

Nas avaliações, a Genial/Quaest solicita aos entrevistados que atribuam uma nota de 0 a 10 e considera como uma avaliação positiva as notas entre 7 e 10, como regular as notas entre 4 e 6 e como negativa os valores entre 0 e 3.

O levantamento realizado no Estado da Bahia entrevistou 1.200 pessoas face a face entre 19 e 23 de fevereiro, usando um questionário estruturado.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-pesquisas/quaest-acm-neto-aparece-a-frente-de-jeronimo-pelo-governo-da-bahia/

Deixe um comentário