“Inaceitável”, diz Anielle sobre nota de Silvio Almeida 

Ministra da Igualdade Racial rebateu o texto publicado pelo ex-ministro; ele é investigado por assédio sexual

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT), criticou a nota publicada nesta 2ª feira (24.fev.2025) pelo ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida. No texto, ele afirma que ambos foram jogados em “uma armadilha“. Almeida é investigado por importunar sexualmente Anielle Franco, caso que culminou em sua demissão em setembro de 2024.

Anielle disse que é “inaceitável” que o ex-ministro tente “descredibilizar” vítimas de assédio sexual. A ministra afirmou que Almeida estaria utilizando as redes sociais para “desqualificar as denúncias” um dia antes de prestar depoimento à Polícia Federal.

“O acusado escolheu utilizar um espaço público para atacar e desqualificar as denúncias, adotando uma postura que perpetua o ciclo de violência e intimida outras vítimas”, declarou Anielle.

A chefe da Igualdade Racial disse que a fala do ex-ministro insinua “retaliações descabidas” que reforçam “estruturas de silenciamento e impunidade”.

“O direito à defesa é assegurado, mas não pode ser usado como instrumento de desinformação e revitimização. Insinuar retaliações descabidas contra quem denuncia é uma estratégia repulsiva que reforça estruturas de silenciamento e impunidade”, declarou Anielle Franco.

CASO SILVIO ALMEIDA

As acusações contra o ex-ministro Silvio Almeida surgiram em setembro de 2024. A organização Me Too, que atua na proteção de mulheres vítimas de violência, disse ter acolhido mulheres que relataram assédio sexual por parte do professor e advogado. Um dos relatos de assédio veio da própria Anielle.

A ministra, que já prestou o depoimento à PF contra Almeida, disse que confia na investigação e que tem compromisso com a defesa das vítimas de violência de gênero.

“Importunação sexual não é questão política, é crime. Sendo assim, reitero minha confiança na seriedade das investigações conduzidas pela Polícia Federal e reforço meu compromisso com a defesa das vítimas e o combate à violência de gênero e raça”, declarou.

Eis a nota de Anielle na íntegra: 

Leia também a nota de Silvio Almeida publicada nesta 2ª feira (24.fev.2025).

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-justica/inaceitavel-diz-anielle-sobre-nota-de-silvio-almeida/

Deixe um comentário