Oposição lança abaixo-assinado contra moeda digital Drex

Congressistas afirmam que o recurso do Banco do Brasil fere a liberdade financeira dos brasileiros

Congressistas de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançaram um abaixo-assinado contra a implementação da Drex, moeda digital criada pelo BC (Banco Central). À frente do movimento, a deputada Julia Zanatta (PL-SC) afirmou que a iniciativa permitiria a instituição financeira monitorar de forma invasiva as movimentações financeiras dos brasileiros.

Além do abaixo-assinado, Zanatta protocolou na Câmara em 2024 o PL (Projeto de Lei) 3341/2024, que visa a proibição da extinção do papel moeda no Brasil em favor de uma moeda digital. O texto propõe também que o Banco Central não tenha acesso a dados privados de transações, assegurando a liberdade de escolha e a proteção de dados. Eis a íntegra (PDF – 139 kB).

“Com o Drex, cada movimento seu será rastreado, e bastará um clique para bloquearem sua conta ou sumirem com seus recursos — seja qual for a desculpa. Estamos falando de controle total sobre a sua vida financeira!“, diz texto no site que colhe as assinaturas.

O site não permite que o público veja quantas assinaturas já foram coletadas.

DREX

Segundo anúncio do BC, o Drex não substituirá o Pix ou a moeda física. Será uma moeda de negociação para serviços financeiros, como a compra e venda de títulos públicos, empréstimos e investimentos. A ideia é que ele facilite o acesso a esses serviços tanto para as instituições, via smart contract (contrato inteligente), quanto à população.

Em uma transação de compra e venda de automóveis entre clientes de diferentes bancos, o banco A e o banco B vão negociar a transação do dinheiro a partir do contrato inteligente.

Leia mais sobre o Drex:

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-congresso/oposicao-lanca-abaixo-assinado-contra-moeda-digital-drex/

Deixe um comentário