O incidente, que aconteceu nesta 4ª feira (5.fev.2025), causou a morte de uma pessoa e deixou outras 5 feridas
Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “Igreja do Ouro”, no Centro Histórico de Salvador, desabou na tarde desta 4ª feira (5.fev.2025). O incidente resultou na morte de uma jovem de 26 anos e deixou outras 5 pessoas feridas.
Veja as imagens enviadas ao Poder360 pela Codesal (Defesa Civil de Salvador):
Veja como a “Igreja do Ouro” está após teto desabar em Salvador
Assista ao vídeo do interior da igreja após o incidente:
Defesa civil interdita Igreja do São Francisco após desabamento de parte do teto e morte de uma fiel. Há quase dois anos, há denúncias de que estava sob risco a estrutura do imóvel, que é patrimônio imaterial do Brasil. Imagens: Sosthenes Macedo (Codesal) pic.twitter.com/jFdPfwf4Xh
— Pablo Reis (@opabloreis) February 5, 2025
Segundo o Corpo de Bombeiros da Bahia, 30 militares foram deslocados para o local logo após a notificação da ocorrência. O DPT (Departamento de Polícia Técnica) foi acionado para identificar as vítimas e adotar os procedimentos legais.
As polícias Civil e Militar, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Codesal também prestaram apoio, além de outros órgãos estaduais e federais.
A IGREJA DO OURO
A Igreja de São Francisco de Assis foi fundada no início do século XVIII e é tombada como Patrimônio Material do Brasil e considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. No entanto, já apresentava sinais de degradação, como pinturas e teto desgastados, pilastras sem reboco e piso desnivelado, segundo reportagem do g1.
A restauração completa do templo dependia da avaliação e aprovação de um projeto de obra pela comissão técnica do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-brasil/veja-como-ficou-a-igreja-do-ouro-apos-desabamento-do-teto/