Ministério da Cultura repudia Grammy por atitude com Milton Nascimento

Órgão critica a localização atribuída ao artista e questiona sobre o respeito e a consideração dedicados a ele

O MinC (Ministério da Cultura) publicou, nesta 3ª feira (4.fev.2025), uma nota de repúdio ao tratamento dado ao cantor e compositor Milton Nascimento durante a cerimônia do Grammy 2025.

No comunicado, o ministério critica a localização do assento atribuído ao artista no evento e levanta questionamentos sobre o respeito e a consideração dedicados a ele, considerando o seu currículo e sua idade. Milton Santos tem 82 anos e já ganhou 5 gramofones.

“A decisão da Academia de posicioná-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira”, declarou o MinC. A íntegra do texto pode ser lida ao final.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também criticou a organização do Grammy Awards. Em publicação no X (ex-Twitter), classificou o ocorrido como “inaceitável e grosseiro”.

PRONUNCIAMENTO DE MILTON NASCIMENTO

Milton Nascimento se manifestou em seu Instagram sobre o caso. Em texto, sua equipe explicou que ele não foi impedido de acessar um assento, mas o local designado ficava na arquibancada, distante das mesas próximas ao palco.

A equipe do cantor informou que questionou a produção do Grammy sobre a decisão e recebeu a seguinte resposta: “Ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo”.

Diante dessa explicação, a equipe optou por sua ausência na cerimônia principal: “Tendo em vista a carreira vitoriosa, o reconhecimento e o respeito conquistado pelo genial artista brasileiro, optamos pela ausência dele na cerimônia principal”.

A cantora Esperanza Spalding, que concorria na categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz com Milton Nascimento pelo álbum “Milton + Esperanza”, também demonstrou seu descontentamento.

Em sua conta no Instagram, ela compartilhou uma foto de seu assento com um cartaz em homenagem a Milton, no qual se lia: “Essa lenda viva deveria estar sentada aqui”. Políticos também criticaram a decisão da academia. Leia as manifestações aqui.

Eis a nota completa do Ministério da Cultura:

“Ministério da Cultura (MinC) manifesta repúdio ao tratamento dispensado ao cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, Milton Nascimento, na cerimônia do Grammy 2025. A decisão da Academia de posicioná-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira.

“Milton Nascimento, ícone da cultura nacional, coleciona prêmios e reconhecimentos que atravessam gerações e fronteiras. Sua obra influenciou artistas em todo o mundo, elevando a música brasileira a patamares de excelência.

“Com sua voz única e composições memoráveis, Milton seguirá sendo celebrado por aqueles que compreendem e respeitam sua imensa contribuição à música.

“Trajetória

“Milton Nascimento é um dos maiores ícones da música brasileira, reconhecido mundialmente por sua voz singular e por suas composições marcantes. Nascido no Rio de Janeiro em 26 de outubro de 1942, foi criado em Três Pontas, Minas Gerais, onde desenvolveu sua paixão pela música. Ganhou notoriedade nacional em 1967, quando a canção Travessia, composta em parceria com Fernando Brant, conquistou o segundo lugar no Festival Internacional da Canção.

“Ao longo de sua carreira, Milton lançou 34 álbuns e recebeu diversas premiações, incluindo 5 Grammys, consolidando-se como uma referência na MPB. Sua obra transita por diferentes estilos e gerações, sendo interpretada por grandes nomes da música brasileira e internacional, como Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mercedes Sosa, Pat Metheny e Duran Duran.

“O MinC reitera a afirmação feita, em nota, pela equipe desse artística que tanto contribui para a nossa cultura. ‘O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento’”.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/ministerio-da-cultura-repudia-grammy-por-atitude-com-milton-nascimento/

Deixe um comentário