Canadá cede à pressão dos EUA e anuncia suspensão de tarifas

Primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse que seguirá medidas de controle de fronteira e classificou como “boa” a conversa que teve com Trump

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau (Partido Liberal, centro-esquerda) anunciou nesta 2ª feira (3.fev.2025) o acordo do Canadá com os Estados Unidos para suspender as tarifas de 25% prometidas por Donald Trump (Partido Republicano) por 1 mês. Em uma publicação no X (ex-Twitter), o premiê disse que o país implementará um plano de US$ 1,3 bilhão para reforçar a fronteira com o território norte-americano.

Trudeau teve reação semelhante a da presidente do México, Claudia Sheinbaum (Morena, esquerda). Ambos os países sofreriam taxação de 25% dos EUA, porém Sheinbaum disse que conversou com Trump e concordou em adotar medidas para proteger as fronteiras entre os 2 países.

O premiê canadense disse o programa reforçará a fronteira com “novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada” para interromper o tráfico de fentanil, uma das razões apontadas pelo presidente norte-americano para a imposição das taxas. “As tarifas propostas serão pausadas por pelo menos 30 dias enquanto trabalhamos juntos”, disse Trudeau.

O Canadá também trabalhará para nomear um “Czar do fentanil” que será responsável por listar cartéis como terroristas. Trudeau reforçou que a segurança na fronteira ficará ativa “24 horas por dia, 7 dias por semana”. “Lançaremos uma Força de Ataque Conjunta Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro”, disse o primeiro-ministro sobre a colaboração com o governo norte-americano.

Por fim, Trudeau ainda anunciou uma nova direção de inteligência com apoio de US$ 200 milhões, que também terá o foco de controlar as fronteiras e o crime organizado.

O premiê canadense já havia conversado com Trump nesta 2ª feira, porém a 1ª ligação foi considerada ruim por ambas as partes, visto que o republicano criticou o Canadá e defendeu a taxação de 25%. Na 2ª ligação, Trudeau classificou a conversa como “boa”, enquanto o presidente norte-americano disse que está “muito satisfeito” com o resultado inicial das negociações.

“O Canadá concordou em garantir que tenhamos uma Fronteira Norte segura e em finalmente acabar com o flagelo mortal de drogas como o Fentanil […] as tarifas anunciadas no sábado serão pausadas por um período de 30 dias para ver se um acordo econômico final com o Canadá pode ser estruturado”, disse Trump na rede Truth Social.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/canada-cede-a-pressao-dos-eua-e-anuncia-suspensao-de-tarifas/

Deixe um comentário