Lula passa 46 dias “de molho” em Brasília por causa de saúde

É o 2º maior período em que o petista ficou impedido de viajar; o recorde foi em setembro de 2023, quando operou o quadril

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste domingo (2.fev.2025) à marca de 46 dias “de molho” em Brasília por causa de condições de saúde. O petista estava impedido de viajar até a última 2ª feira (27.jan), quando sua equipe médica o liberou para andar de avião depois de uma cirurgia na cabeça realizada em dezembro de 2024.

É o 2º maior período em que Lula permaneceu na capital desde que assumiu seu 3º mandato. Segundo levantamento do Poder360 baseado na agenda oficial da Presidência, o recorde de dias “parado” na capital foi registrado em setembro de 2023, quando o presidente operou o quadril e passou 68 dias em solo brasiliense.

A última interdição de Lula por questões de saúde interrompeu um giro de viagens que o presidente realizava em outubro de 2024 –até se acidentar no banheiro do Palácio da Alvorada, em 19 de outubro, o petista havia viajado 8 vezes no mês.

Em conversa com jornalistas na 5ª feira (30.jan), o presidente afirmou que está “100% recuperado” e “preparado para percorrer o Brasil novamente”. A próxima viagem deve ser realizada nesta semana. O destino deve ser o Rio. O motivo: investimentos da Petrobras.

Por conta de sua internação e cuidados médicos, Lula perdeu ou participou remotamente de importantes compromissos oficiais, como:

a 16ª cúpula do Brics, realizada em Kazan, na Rússia;
a COP16, realizada em Cali, na Colômbia;
a COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão;
a votação do 2º turno das eleições municipais, em São Bernardo do Campo (SP);
a cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) em Lima, no Peru.

Pensando estar já 100% curado, o presidente viajou normalmente para o Rio (RJ), em 15 de novembro e Montevidéu (Uruguai), em 5 de dezembro. Depois, em 9 de dezembro, com fortes dores de cabeça, foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e depois transferido para São Paulo para ser submetido a uma cirurgia de emergência.

O maior recorde de dias em Brasília seguidos também foi motivado pela saúde do petista. Em setembro de 2023, Lula passou por um procedimento chamado artroplastia total de quadril para corrigir uma artrose.

A artrose é um tipo de desgaste na cartilagem –que existe para amortecer a movimentação– onde 2 ossos se encontram. O tecido afina a ponto de os ossos ficarem expostos, o que resulta na dor e limita a amplitude de movimento.

Lula sofria com intensas dores no quadril há mais de 1 ano quando fez a cirurgia. No caso do petista, o problema acometia a articulação entre o osso do fêmur da perna direita e a bacia, no quadril. No procedimento, a cabeça do fêmur foi substituída por uma cabeça protética. Além disso, há um revestimento no acetábulo, onde o fêmur se encaixa na bacia.

A recuperação da cirurgia fez o petista despachar várias semanas do Alvorada e só voltou a sair de Brasília em novembro daquele ano.

LULA NO EXTERIOR: 2023 X 2024

Em comparação com o 1º ano de Lula 3, o petista viajou quase metade das vezes para destinos internacionais no ano passado. Foram 8 em 2024, sendo a maioria durante o 1º semestre do ano. 

Em relação ao número de dias passados fora do Brasil, foram 37 a mais em 2023. O 1º ano do mandato de Lula também registrou o dobro (24) de países visitados pelo chefe do Executivo.

SAÚDE DE LULA

Lula terá 81 anos se concorrer à reeleição para a Presidência em 2024. Se reeleito, comandará o Executivo pela 4ª vez. Ele já é o presidente mais velho do Brasil –e o líder mais velho do G20, depois que Donald Trump (Partido Republicano), 79 anos, assumiu o comando dos Estados Unidos, em 20 de janeiro de 2025.

Lula diz constantemente ter “70 anos, energia de 30 e tesão de 20”. Segundo ele, faz exercícios físicos quase diariamente, em que alterna caminhadas com musculação.

Apesar do bem-estar, o petista já passou por alguns sustos de saúde. Em 2011, teve câncer de laringe, logo depois de deixar o Planalto. Em março de 2012, os médicos constataram que o tumor havia desaparecido.

Em seu 1º ano de volta ao Executivo para o 3º mandato, o presidente fez uma cirurgia para corrigir uma artrose na articulação que fica entre o fêmur e a bacia, na região do quadril, na perna direita.

Cerca de 1 mês depois, durante live presidencial, Lula disse que já estava “recuperando a normalidade” dos movimentos depois de passar pela operação médica.

Lula aproveitou a ocasião para fazer uma cirurgia plástica e remover o excesso de pele nas pálpebras. A blefaroplastia, como o procedimento é conhecido, não é uma operação complexa. É realizada normalmente para fins estéticos ou para corrigir problemas que atrapalham a visão. O excesso de pele ao redor dos olhos é uma condição comum com o passar da idade, em que os tecidos ficam mais flácidos.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/lula-passa-46-dias-de-molho-em-brasilia-por-causa-de-saude/

Deixe um comentário