46% dos entrevistados concordam com as medidas tomadas sobre a imigração; 58% discordam do perdão concedido a condenados por invadir o Capitólio
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), começou o seu 2º mandato com 47% de aprovação, segundo uma pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada na noite de 3ª feira (21.jan.2025).
Segundo a publicação, o resultado mostra um país polarizado mesmo após a vitória do republicano. O levantamento foi realizado de 2ª feira (20.jan) a 3ª feira (21.jan), durante as atividades da posse de Trump em Washington, D.C.
Os resultados são melhores dos que aqueles registrados na 1ª posse e durante seu governo. Em janeiro de 2017, a taxa de aprovação era de 43%. No final do seu mandato, caiu drasticamente e fechou em 34% depois da invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.
Ao mesmo tempo, entrevistados se mostraram receosos com as primeiras medidas de Trump neste 2º mandato. Cerca de 58% disseram que o presidente não deveria perdoar todas as pessoas condenadas pela invasão à sede do Legislativo.
Trump, porém, concedeu perdão a quase 1.600 pessoas que estavam presas pelo episódio.
A pesquisa também mostrou que 29% dos norte-americanos disseram aprovar a maneira com que o republicano está lidando com a percepção da politização do Judiciário dos EUA. Trump acusa o governo de Joe Biden (Partido Democrata) de usar a Justiça do país para perseguí-lo.
Por outro lado, 46% dos entrevistados aprova as medidas tomadas pelo presidente a respeito da imigração no país. Para 58% deles, o governo dos EUA deveria “reduzir drasticamente o número de migrantes autorizados a pedir asilo na fronteira”.
METODOLOGIA
A pesquisa da Reuters/Ipsos ouviu 1.077 adultos de forma on-line e em todo o território norte-americano. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.