Josenildo Belarmino de Moura Júnior morreu após ser baleado por motociclista em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista
O delegado da Polícia Civil Josenildo Berlarmino de Moura Júnior, 33 anos, foi morto a tiros na 3ª feira (14.jan.2025), na Chácara Santo Antônio, em São Paulo. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos.
Josenildo atuava como delegado há 2 meses. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lamentou a morte do delegado e chamou o crime de “bárbaro”.
“Meus mais profundos sentimentos aos familiares e amigos do delegado Josenildo Belarmino de Moura Junior, que estava havia apenas 7 meses na Polícia Civil e foi covardemente morto com um tiro pelas costas durante um assalto. Um crime bárbaro e que não ficará impune! As forças policiais estão empenhadas à procura e captura do criminoso para que seja punido dentro do rigor da lei”, escreveu na rede social X (ex-Twitter).
Uma câmera de segurança gravou o momento do crime. O delegado, que estava de folga, aparece nas imagens caminhando, quando um homem em uma moto estaciona o veículo em um trecho da calçada. O responsável pela morte, então, aborda o delegado apontando uma arma para ele. Ao revistar Moura Júnior, que estava armado, o criminoso atira contra a vítima, fugindo de moto em seguida.
O delegado foi alvejado com um tiro na garganta, um no braço e 2 nas costas. A polícia descartou a hipótese de execução e registrou o caso como latrocínio consumado. O criminoso faz parte de um grupo que realiza roubos na região, segundo informações divulgadas pelo jornal O Estado de São Paulo.
O delegado Osvaldo Nico Gonçalves afirmou que a Polícia Civil investiga a possibilidade de outros 3 homens terem participado do crime. Além do responsável pelos disparos, outros 2 estariam em duas motos. “Pelo que apuramos, ele [Moura Júnior] entregou o celular e a arma, mas o ladrão pode ter achado que ele tinha outra arma e atirou pelas costas”, disse Gonçalves.
“A Polícia Civil se solidariza com familiares e amigos diante do precoce falecimento do delegado de polícia, Dr. Josenildo Belarmino de Moura Junior”, escreveu a Polícia Civil de São Paulo no X.