Segundo boletim médico do hospital Mater Dei, o prefeito de Belo Horizonte está “bem adaptado à ventilação mecânica”
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Mater Dei após passar por uma traqueostomia nesta 6ª feira (10.jan.2025). Segundo o boletim médico, o prefeito está “bem adaptado à ventilação mecânica, com parâmetros clínicos adequados”.
Apesar da melhora no quadro de saúde, Fuad precisou ser intubado na última 5ª feira (9.jan) por apresentar uma “instabilidade respiratória”. É a 4ª internação de Fuad desde as eleições em outubro do ano passado. Ele deu entrada no hospital em 3 de janeiro para tratar uma pneumonia.
A traqueostomia percutânea é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura da parede da traqueia para facilitar a entrada de ar nos pulmões. Ela é realizada em pacientes que precisam de ventilação mecânica para respirar.
O prefeito de 77 anos havia sido extubado no domingo (5.jan), mas a evolução no quadro de saúde o manteve na UTI do hospital. Fuad anunciou em julho de 2024 que foi diagnosticado com um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer que se espalha de maneira não ordenada. Ele está de licença médica por 15 dias em razão da doença. O vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), assume o cargo no período.
A cerimônia de posse de Noman em 1º de janeiro foi realizada em forma virtual por recomendação médica. O prefeito apresentava baixa imunidade e precisou evitar multidões.
REELEIÇÃO
Com 100% das urnas apuradas, Fuad teve 53,73% dos votos válidos (são aqueles dados aos candidatos, excluindo-se, portanto, os brancos e os nulos), contra 46,27% de Bruno Enger (PL), 27 anos, 2º colocado.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-brasil/fuad-noman-segue-internado-na-uti-apos-traqueostomia/