Governo do Reino Unido é criticado por vídeo com funk explícito

Publicidade com trilha sonora de um funk brasileiro traz letras sobre sexo e drogas e sofreu críticas de cidadãos e da oposição

O Partido Trabalhista do Reino Unido, do atual primeiro-ministro Keir Starmer, foi criticado após publicar um vídeo em sua conta no TikTok com imagens geradas por inteligência artificial e trilha sonora de um funk brasileiro com letras explícitas sobre sexo e drogas. A peça, intitulada “Os planos dos trabalhistas para mudar o Reino Unido (como animais)”, foi apagada após a repercussão negativa.

O vídeo citava promessas do governo trabalhista, que voltou ao poder em 2024 após 14 anos na oposição, como melhorias na segurança pública e no sistema de saúde. No entanto, o uso da música “Montagem Coral”, do DJ Holanda, causou indignação de cidadãos britânicos e integrantes do Partido Conservador.

🚨 NEW: Labour’s latest TikTok video featuring AI-generated animals pic.twitter.com/QuosDVzvxT

— Politics UK (@PolitlcsUK) January 5, 2025

A letra do funk, que foi traduzida por internautas para o inglês, trazia trechos que sugerem violência e exploração sexual de mulheres jovens, o que gerou forte crítica ao partido nas redes sociais e na mídia britânica.

A parlamentar conservadora Alicia Kearns acusou os trabalhistas de normalizar comportamentos inaceitáveis e cobrou explicações da ministra do Interior, Yvette Cooper. “Você acha aceitável que seu partido publique vídeos com letras incentivando a violência sexual contra jovens?”, escreveu Kearns em seu perfil no X (ex-Twitter),

Na rede social, outros cidadãos britânicos expressaram a sua aversão à postura do partido do governo. Um usuário respondeu a uma reprodução do vídeo com a tradução da música para o inglês e escreveu: “Alguém deve ser demitido por isso”.

The lyrics to the song used…Someone should get fired for this pic.twitter.com/VQ1E9VFQAr

— Loki 🦊🦕 (@LokisHuman) January 5, 2025

Outro usuário, que também publicou a tradução da letra, afirmou que os trabalhistas são a “grooming gang”, em referência a uma quadrilha de abuso sexual infantil de Huddersfield. O grupo foi o maior já condenado por crimes sexuais contra meninas na cidade, que fica em West Yorkshire.

The lyrics are about getting young girls addicted and abusing them.

Labour are the grooming gang. pic.twitter.com/TV2R2NT4AD

— Anglocentric (@RetroArdu) January 6, 2025

Em nota enviada ao site The Spectator, por meio de seu porta-voz, o Partido Trabalhista justificou a publicação afirmando se tratar de um modelo de “tendência viral” e pediu desculpas pelo conteúdo do vídeo, reconhecendo que a música era inadequada.

“Este post é uma adaptação de uma tendência viral de mídia social e contém uma mistura de duas faixas musicais. Reconhecemos que a tradução das letras é completamente inapropriada. Pedimos desculpas e o vídeo foi excluído”, afirmou o partido.

TENSÃO STARMER X MUSK

O episódio ocorre em um momento de tensão política para Keir Starmer, que recentemente foi alvo de críticas do empresário Elon Musk. O bilionário apoiou pedidos de investigação sobre o tratamento de casos de estupro de menores de idade por homens de ascendência paquistanesa, alegando omissões no período em que Starmer era chefe do CPS (Crown Prosecution Service, o Ministério Público do Reino Unido).

Em publicações realizadas desde 6ª feira (3.jan), o empresário disse que Starmer falhou em processar gangues de exploração sexual infantil. Ele pede a destituição e a prisão do primeiro-ministro. 

“Starmer foi cúmplice do ESTUPRO DO BRITÂNICOS quando foi chefe do Ministério Público por 6 anos. Starmer precisa sair e ele deve enfrentar acusações por sua cumplicidade no pior crime em massa da história do Reino Unido”, disse Musk.

Sem mencionar o nome do bilionário, Starmer disse o seguinte a jornalistas: “Aqueles que disseminam mentiras e desinformação não estão interessados nas vítimas. Estão só preocupados consigo mesmos”.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/governo-do-reino-unido-e-criticado-por-video-com-funk-explicito/

Deixe um comentário