Câmara Municipal emitiu nota de repúdio após site dizer que políticas “resolveram sexualizar” com “decotes provocantes”
Vereadoras de Curitiba, no Paraná, usaram seus perfis nas redes sociais na 5ª feira (2.jan.2025) para protestar contra um texto publicado por um site chamado Blog do Tupan a respeito da posse na Câmara Municipal da capital paranaense e que deu destaque às roupas das políticas.
O site publicou um post em que diz que vereadoras empossadas na 4ª feira (1º.jan) “resolveram sexualizar e apareceram no Palácio Rio Branco com decotes provocantes”. Cita nominalmente 5 políticas:
Camilla Gonda e Laís Leão se manifestaram nas redes sociais:
Camilla Gonda – “Em vez de valorizar a competência, o preparo e as propostas das mulheres, o foco é desviado para comentários misóginos e irrelevantes. Será que o mesmo nível se aplicaria aos vereadores homens?”, escreveu a vereadora em seu perfil no Instagram (leia a íntegra do texto mais abaixo);
Laís Leão – “Não aceitarei intimidações ou recuarei diante de ataques que visem deslegitimar nossa atuação enquanto mulheres eleitas para representar a população. Nossa resposta é firme: não haverá tolerância com retrocessos ou comportamentos que perpetuem o machismo e a misoginia”, afirmou a política em nota oficial (leia a íntegra do texto mais abaixo).
Câmara de Curitiba repudia post de site
A Câmara Municipal de Curitiba emitiu uma nota de repúdio na 5ª feira (2.jan.2025). Diz que o “teor do texto é inaceitável e reforça estereótipos que minimizam a atuação política das mulheres, reduzindo-as a aspectos físicos e tentando desviar o foco de sua competência”. Leia a íntegra da nota (PDF – 208 kB).
Veja na galeria abaixo quem são as vereadoras citadas:
Câmara Municipal de Curitiba
Leia a íntegra da nota da vereadora Camilla Gonda:
“É lamentável que, diante de tantas contribuições importantes que as novas vereadoras podem oferecer à Câmara Municipal de Curitiba, um colunista escolha reduzir as atuações das parlamentares à mera observação de suas aparências físicas.
“Em vez de valorizar a competência, o preparo e as propostas das mulheres, o foco é desviado para comentários misóginos e irrelevantes. Será que o mesmo nível se aplicaria aos vereadores homens? Essa abordagem não só desrespeita as vereadoras, mas também subestima o papel da política como espaço de transformação social e igualdade.
“Repúdio total a esse tipo de ‘notícia’.”
Leia a íntegra da nota da vereadora Laís Leão:
“Nota de Repúdio: Vereadora Laís Leão (PDT) condena episódio de violência política de gênero
“A vereadora Laís Leão (PDT) manifesta seu veemente repúdio ao episódio de violência política de gênero promovido por um blog político em publicação veiculada nesta quinta-feira (2). O conteúdo, intitulado ‘Vereadoras sexualizam na posse’, utilizou imagens oficiais da Câmara Municipal de Curitiba e fez referências depreciativas às vestimentas das parlamentares durante a cerimônia de posse realizada na última quarta-feira (1º). Tal abordagem reflete um discurso machista e misógino, absolutamente incompatível com os princípios da democracia e do respeito à dignidade humana.
“’Vivemos um momento histórico, com a maior bancada feminina já eleita para a Câmara Municipal de Curitiba. Contudo, para consolidarmos esses avanços, é indispensável enfrentarmos a violência política de gênero em todas as suas manifestações. Esse episódio deplorável demonstra o quanto ainda precisamos lutar para garantir um ambiente político igualitário e respeitoso. Quero deixar claro que não aceitarei intimidações ou recuarei diante de ataques que visem deslegitimar nossa atuação enquanto mulheres eleitas para representar a população. Nossa resposta é firme: não haverá tolerância com retrocessos ou comportamentos que perpetuem o machismo e a misoginia.
“A vereadora reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com o fortalecimento da democracia, que exige o respeito à diversidade e o combate a todas as formas de opressão.”
Leia a íntegra da nota da Câmara de Curitiba:
“Câmara de Curitiba repudia publicação que ataca bancada feminina
“A Câmara Municipal de Curitiba e as 12 vereadoras que compõem sua bancada feminina vêm a público repudiar veementemente e exigir a pronta retratação e imediata retirada da publicação do Blog do Tupan do texto intitulado ‘Vereadoras sexualizam na posse’, que desrespeita de forma flagrante a dignidade, a honra e o papel institucional das vereadoras desta Casa.
“O teor do texto é inaceitável e reforça estereótipos que minimizam a atuação política das mulheres, reduzindo-as a aspectos físicos e tentando desviar o foco de sua competência e compromisso com a sociedade. Esse tipo de abordagem, além de ofensiva, vai contra os princípios constitucionais de igualdade, dignidade e respeito, fundamentais em uma democracia.
“A Câmara Municipal de Curitiba informa que, caso o texto não seja retirado do blog e a retratação não ocorra, serão tomadas as medidas cabíveis contra o veículo responsável pela publicação, bem como contra os autores do texto, para que respondam legalmente pelos danos causados à imagem das vereadoras e da instituição como um todo.
“Reiteramos nosso compromisso em garantir o respeito à atuação das 12 parlamentares, que representam um marco importante na história da política local ao compor a maior bancada feminina já registrada nesta Casa.”