O resgate já está disponível para os trabalhadores nascidos em janeiro; leia o calendário completo e entenda as modalidades
O saque-aniversário permite ao trabalhador resgatar parte do saldo de sua conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), anualmente, no mês de seu aniversário. A adesão é opcional. Quem não opta pela modalidade, disponível desde 2020, permanece na sistemática padrão, que é o saque-rescisão. O saque de janeiro já está disponível.
Leia o calendário de 2025 completo:
janeiro: de 2 de janeiro a 31 de março de 2025;
fevereiro: de 3 de fevereiro a 30 de abril de 2025;
março: de 3 de março a 30 de maio de 2025;
abril: de 1º de abril a 30 de junho de 2025;
maio: de 2 de maio a 31 de julho de 2025;
junho: de 2 de junho a 29 de agosto de 2025;
julho: de 1º de julho a 30 de setembro de 2025;
agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro de 2025;
setembro: de 1º de setembro a 28 de novembro de 2025;
outubro: de 1º de outubro a 30 de dezembro de 2025;
novembro: de 3 de novembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026;
dezembro: de 1º de dezembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026.
Ao Poder360, a Caixa informou que caso o trabalhador não tenha cadastrado conta bancária no App FGTS para recebimento de recursos, o período em que o valor fica disponível para saque é a partir do 1º dia útil do mês de aniversário até 2 meses depois do mês de aniversário.
Ou seja, um trabalhador que optou pelo saque-aniversário que nasceu em 10 de setembro, por exemplo, terá o valor disponibilizado anualmente a partir do 1º dia útil de setembro, e poderá sacar até 30 de novembro.
“A pessoa que não estava na sistemática do saque-aniversário e faz essa opção no mês de seu aniversário, terá o valor disponível em até 5 dias úteis. Já o trabalhador que escolher pela modalidade depois do último dia do mês de seu aniversário terá o valor disponibilizado somente no ano seguinte”, informou a Caixa.
COMO OPTAR PELO SAQUE-ANIVERSÁRIO
A escolha pela modalidade pode ser feita no aplicativo do FGTS, em seu smartphone, no site do FGTS, no Internet Banking Caixa ou de maneira presencial, em uma das agências da Caixa Econômica Federal.
QUANTO POSSO RECEBER ANUALMENTE
O valor do saque anual nessa modalidade é determinado pela aplicação de uma alíquota, que varia de 5% a 50% sobre a soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, acrescida de uma parcela adicional.
Entenda:
MODALIDADES
saque-rescisão – sistemática na qual o trabalhador, quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida. Trata-se da modalidade padrão em que o trabalhador ingressa no FGTS.
saque-aniversário – sistemática opcional em que anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar só o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.
SAIBA COMO FICA EM CASO DE DEMISSÃO
trabalhador com saque-aniversário do FGTS: vai poder sacar só o valor referente à multa rescisória. O saldo remanescente na conta do FGTS poderá ser sacado nos saques-aniversários futuros;
trabalhador com saque-rescisão do FGTS: quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida.