Presidente dos EUA ordena funeral oficial de Estado para o ex-chefe do Executivo, que morreu neste domingo (29.dez), aos 100 anos
O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata), se pronunciou neste domingo (9.dez.2024) sobre a morte do 39º presidente do país, Jimmy Carter, aos 100 anos. Desde fevereiro de 2023, o democrata estava sob cuidados paliativos em casa.
“Com sua compaixão e clareza moral, ele trabalhou para erradicar doenças, promover a paz, avançar os direitos civis e humanos, promover eleições livres e justas, abrigar os sem-teto e sempre defender os mais necessitados. Ele salvou, elevou e mudou as vidas de pessoas em todo o mundo”, escreveu Biden.
O presidente dos EUA também determinou a realização de um funeral oficial de Estado para o ex-chefe do Executivo, que ocorrerá em Washington, D.C. Biden, porém, não especificou a data da cerimônia.
O democrata era o presidente vivo mais velho da história dos EUA depois da morte de George H.W. Bush, aos 94 anos, em 2018. Carter governou o país de 1977 a 1981.
Jimmy Carter enfrentava problemas de saúde. Em 18 de fevereiro de 2023, ele decidiu não receber mais intervenção médica e começou a ter cuidados paliativos em casa por causa de um melanoma (câncer de pele) que se espalhou para o fígado e o cérebro.
Antes, Carter venceu um câncer cerebral em 2015, mas teve problemas de saúde em 2019 e passou por uma cirurgia para remover a pressão em seu cérebro.
Leia a íntegra do pronunciamento de Biden:
“Declaração do Presidente Joe Biden e da Primeira-Dama Jill Biden sobre o falecimento do ex-Presidente Jimmy Carter
“Hoje, os Estados Unidos e o mundo perderam um líder extraordinário, estadista e humanitário.
“Ao longo de mais de 6 décadas, tivemos a honra de chamar Jimmy Carter de querido amigo. Mas o que é extraordinário sobre Jimmy Carter é que milhões de pessoas nos Estados Unidos e no mundo, que nunca o conheceram pessoalmente, também o consideravam um querido amigo.
“Com sua compaixão e clareza moral, ele trabalhou para erradicar doenças, promover a paz, avançar os direitos civis e humanos, promover eleições livres e justas, abrigar os sem-teto e sempre defender os mais necessitados. Ele salvou, elevou e mudou as vidas de pessoas em todo o mundo.
“Ele era um homem de grande caráter e coragem, esperança e otimismo. Sempre guardaremos na memória as imagens dele e Rosalynn juntos. O amor compartilhado entre Jimmy e Rosalynn Carter é a definição de parceria, e sua liderança humilde é a definição de patriotismo.
“Sentiremos muita falta de ambos, mas encontramos conforto em saber que estão reunidos mais uma vez e permanecerão para sempre em nossos corações.
“À família Carter, enviamos nossa gratidão por compartilhá-los com os Estados Unidos e o mundo. À sua equipe — desde os primeiros dias até os últimos — não temos dúvida de que vocês continuarão a realizar as boas obras que perpetuam o legado deles.
“E a todos os jovens desta nação e a qualquer pessoa em busca do significado de uma vida com propósito e sentido — a boa vida — estudem Jimmy Carter, um homem de princípios, fé e humildade. Ele mostrou que somos uma grande nação porque somos um bom povo — decente e honrado, corajoso e compassivo, humilde e forte.
“Para homenagear este grande americano, ordenarei um funeral oficial de estado a ser realizado em Washington, D.C., para James Earl Carter, Jr., 39º Presidente dos Estados Unidos, 76º Governador da Geórgia, Tenente da Marinha dos Estados Unidos, graduado da Academia Naval dos Estados Unidos e filho favorito de Plains, Geórgia, que dedicou sua vida ao serviço de Deus e do país.”